Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 02/05/2013 | 17h38

Vendas de usados crescem 1,1% no 1º trimestre

Foram comercializados 2,76 milhões de automóveis, motos, comerciais leves e pesados

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos seminovos e usados, incluindo automóveis, motos e comerciais leves e pesados, no mercado nacional cresceram 1,1% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), na quinta-feira, 2. Foram vendidos nos primeiros três meses deste ano 2,76 milhões de usados contra 2,73 milhões no mesmo intervalo de 2012.

Do total anotado, 1,75 milhão foram automóveis, com alta de 0,6% sobre o ano passado; 354,5 mil comerciais leves, salto de 8,0%; 563,2 mil motos, aumento de 2,7%; e 76,4 mil comerciais pesados, o único segmento a anotar queda, de 2,1%, em relação ao primeiro trimestre de 2012.

Dentre as regiões, Nordeste e Norte foram as que tiveram crescimento mais expressivo, com alta de 11,2% e 5,4%, respectivamente.

Entre os automóveis seminovos e usados, o modelo mais vendido foi o Volkswagen Gol (líder de vendas entre os zero-quilômetro), com 81,9 mil unidades entregues, seguido pelo Uno, com 48,6 mil, e do Palio, com 46,6 mil unidades.

Já entre as motos seminovas e usadas, lidera o ranking de vendas a Honda CG 150, com 42,3 mil unidades. Na sequência ficaram CG 125 e Biz, também da Honda, com 42,3 mil e 17,5 mil unidades, respectivamente.

O presidente da Fenauto, Ilídio Gonçalves dos Santos, comenta em nota: “Apesar do incentivo dado aos veículos novos, como a isenção do IPI, nosso setor apresenta uma recuperação sustentada. As revendas vêm consolidando aos poucos junto ao consumidor a mensagem de que a aquisição de um veículo seminovo é cada vez mais vantajosa. Os agentes financeiros também estão percebendo isso, na medida em que os índices de financiamento estão retornando, gradualmente, a níveis obtidos há dois ou três anos. Não é por acaso que o volume de transações efetuadas pelos quase 41 mil lojistas alcançou a incrível marca de 12 milhões no ano passado, movimentando cerca de R$ 230 bilhões, sendo cerca de R$ 60 bilhões somente em financiamentos a usuários finais.”



Tags: Fenauto, seminovos, usados, vendas, Ilídio Gonçalves dos Santos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência