Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Insumos | 13/05/2013 | 18h53

Evonik produzirá sílica para pneus em Americana

Empresa iniciou trabalhos de engenharia básica em futura fábrica no interior de São Paulo

REDAÇÃO AB

A Evonik deu início aos trabalhos de engenharia básica para a construção de uma fábrica de sílica precipitada em Americana (SP). A planta, que ainda depende da aprovação das instâncias internas responsáveis, deve ser concluída em 2015, quando a empresa começará a vender a matéria-prima na América do Sul.

A futura fábrica demandará um investimento na casa de “dezenas de milhões de euros”, segundo a empresa. Será a primeira produção de sílica da Evonik na América do Sul. A linha de sílicas Ultrasil é usada especialmente na produção de pneus com menor resistência ao rolamento, os chamados pneus verdes, que ajudam na redução de consumo e emissão de gás carbônico (CO2). Já a linha Sipernat é aplicada nas indústrias de alimentação humana e nutrição animal, bem como nos segmentos agrícola e dental.

Segundo a Evonik, a demanda por sílica precipitada é crescente na América do Sul. “Em nossa rota de expansão, o objetivo é acompanhar o crescimento dos principais clientes, especialmente na indústria de pneus”, diz o membro da diretoria executiva mundial, Thomas Haeberle, responsável pelo segmento de eficiência de recursos. A empresa prevê demanda adicional no Brasil por causa do programa de etiquetagem de pneus relacionado à economia de combustível.

Segundo estimativas de especialistas, o mercado global de pneus com baixa resistência ao rolamento crescerá anualmente em torno de 18% nos próximos cinco anos. Por isso, a Evonik pretende expandir em 30% sua capacidade global de produção de sílica até 2014 em comparação com 2010.



Tags: Evonik, sílica, Ultrasil, Sipernat, pneus, baixa resistência ao rolamento, Thomas Haeberle.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência