Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 17/05/2013 | 16h43

Grupo VW vende 3 milhões de veículos no 1º quadrimestre

Pela primeira vez companhia ultrapassa esse volume no período janeiro-abril

REDAÇÃO AB

O Grupo Volkswagen registrou vendas globais de 3,05 milhões de veículos entre janeiro e abril deste ano, volume 5,6% acima do registrado em iguais meses do ano passado. É a primeira vez que a companhia ultrapassa a casa das 3 milhões de unidades em um primeiro quadrimestre, informa em comunicado divulgado na sexta-feira, 17. Em abril, o grupo entregou 784,6 mil veículos em todo o mundo, avanço de 7,2% sobre mesmo mês de 2012. Os dados reúnem as vendas das marcas Volkswagen (automóveis, caminhões e ônibus), Audi, Porsche, Škoda e Seat, e exclui MAN e Scania.

“As marcas do grupo tiveram um início satisfatório no segundo trimestre, no entanto, o ambiente de mercado permanece difícil, e é muito difícil em algumas regiões do mundo. A crise econômica na Europa, em particular, terá um impacto crescente na indústria automobilística. Em contrapartida, o crescimento continua nos mercados da América do Norte e, sobretudo, na Ásia, por isso estamos otimistas de que será capaz de manter o ritmo dos primeiros três meses também no segundo trimestre”, disse o conselheiro de vendas do grupo, Christian Klingler, durante a divulgação dos números em Wolfsburg, Alemanha.

No mercado europeu, a empresa descreve a situação como tensa. As marcas do grupo entregaram 3,9% menos veículos neste mercado nos primeiros quatro meses do ano na comparação com igual intervalo do ano passado, para 1,21 milhão, dos quais 635,9 mil foram vendidos na Europa Ocidental, excluindo a Alemanha. Em seu país de origem, o Grupo VW viu suas vendas caírem 4,4% no período, para 370,2 mil unidades. Na região da Europa Oriental e Central as marcas somaram 199,1 mil veículos vendidos, queda de 2,9%. Na Rússia o mercado da Volkswagen se manteve estável, com ligeira alta de 0,4%, com a venda de 94,9 mil veículos entre janeiro e abril.

Na América do Norte houve uma tendência mais positiva: em quatro meses, as vendas da região cresceram 12,9%, para 279,9 mil unidades contra as 247,9 mil observadas em igual período do no passado. Deste total, 139,9 mil foram para os Estados Unidos, 11,6% acima das vendas de um ano atrás. Já na América do Sul os negócios do grupo recuaram 1,6% no primeiro quadrimestre, para 292 mil veículos entregues, dos quais, 213,5 mil foram consumidos no Brasil, 0,4 menos do que o volume de entregas registrado entre janeiro e abril de 2012.

DESEMPENHO POR MARCAS

Em quatro meses a Volkswagen vendeu 1,91 milhão de veículos leves em todo o mundo, aumento de 5,3% sobre o acumulado de iguais meses de 2012, com destaque para o desempenho na Ásia Pacífico, responsável pela compra de 855,1 mil unidades, alta de 17,9%. Enquanto isso, na Europa, a marca viu suas vendas recuarem 7,5%, para 545,3 mil automóveis.

Na mesma base de comparação, a Audi registrou avanço de 6,7% em suas vendas globais entre janeiro e abril, para 503 mil unidades, com aumento de 15,1% na Ásia (169,5 mil) e 14,5% na América do Norte. A Porsche, que se tornou uma marca do Grupo Volkswagen em 1º de agosto de 2012, entregou um total de 52,2 mil veículos de janeiro a abril, sendo a maior fatia, de 15,7 mil unidades, entregues na região da Ásia, e 15 mil na América do Norte.

Seat teve 11,5% de aumento das vendas globais no primeiro quadrimestre, para 117,1 mil unidades, enquanto Škoda, com 298 mil veículos entregues, registrou queda de 8%.

A divisão de veículos comerciais (caminhões e ônibus da marca Volkswagen) vendeu 170,7 mil unidades de janeiro a abril, 2% abaixo do volume registrado em idêntico período de 2012. Os destaques são as entregas na América do Sul, com 48,6 mil unidades, alta de 12%, e na Ásia Pacífico, com 6,2 mil unidades, e avanço de 13,6%.



Tags: Grupo Volkswagen, vendas globais, Audi, Porsche, Škoda, Seat.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência