Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 20/05/2013 | 19h25

ABC terá 1º laboratório de P&D da cadeia automotiva brasileira

Sindicato dos Metalúrgicos, prefeituras locais e instituições de ensino já estudam melhor local

REDAÇÃO AB

A região do ABC paulista pode vir a abrigar o primeiro laboratório de pesquisa e desenvolvimento da cadeia automotiva brasileira. É o que promete uma iniciativa criada em conjunto pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, prefeituras, Senai, universidades e escolas profissionalizantes locais.

De acordo com nota publicada pelo sindicato, a ideia foi gerada após um estudo realizado por representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de ferramentaria do ABCD, grupo de empresas da região com a mesma especialização produtiva. Foi esta equipe, que trabalha para fortalecer a cadeia produtiva de ferramentaria, que detectou a necessidade de desenvolver projetos de ferramental no Brasil para atender às expectativas do novo regime automotivo, o Inovar-Auto, válido até 2017.

O diretor executivo do sindicato, José Roberto Nogueira, conhecido como Bigodinho, explica na nota que o objetivo é criar “um espaço para pesquisadores e alunos poderem acompanhar todo o processo de desenvolvimento de engenharia que resulta na fabricação do ferramental”.

O local em que o laboratório será instalado ainda está sendo estudado e pode vir a ser um campus universitário. Com a sua inauguração, segundo Bigodinho, a região do ABC seria preparada para um processo de modernização do seu parque fabril. “Percebemos uma carência de engenheiros e projetistas para ferramentais e, por isso, uma urgência em qualificação destes profissionais.”

Na opinião do diretor do sindicato, o Inovar-Auto levará o ABC de volta ao caminho do desenvolvimento. “Pelo novo regime, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, chamados de P&D, são convertidos em créditos de IPI, que poderão ser abatidos do preço final dos carros. Podemos conquistar esses créditos de forma conjunta, beneficiando todos da cadeia automotiva, principalmente os trabalhadores que serão qualificados”, salienta. As montadoras que comprovarem investimento no laboratório do ABC poderão ter parte do imposto abatido.



Tags: ABC, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Roberto Nogueira, Senai, Inovar-Auto.

Comentários

  • Gian

    Ótima iniciativa !!! Sou projetista a mais de 10 anos e a carência é na verdade o reconhecimento do mercado a esses profissionais que na minha opnião estão sendo cada dia mais descalorizado pelo mercado de trabalho devido ao próprio desenvolvimento do mesmo no que se diz respeito aos softwares que na verdade vieram para facilitar nosso trabalho e não deixá-lo desqualificado. Hoje em dia vc encontra diversas vagas de emprego para desenhistas ou copistas que são tratados como projetistas e assim os salários indo pro fundo do poço. A culpa também se deve aos empresários e empresas que contratam essas pessoas como "projetistas" e assim desqualificam os que realmente são engajados e experientes. Com esse trabalho vejo uma luz no fim do túnel para os futuros projetistas, infelizmente o pior está sendo agora, no meu tempo !!!! ... Se possível, gostaria de estar aliado ao projeto em questão e quem sabe fazer parte dessa equipe que terá um grande desafio pela frente. Sucesso a todos.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência