Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Autopeças | 22/05/2013 | 18h53

Fiat, Ford e Volkswagen são convocadas para CPI estadual

Fabricantes terão de explicar possível prática de cartel no aftermarket

MÁRIO CURCIO, AB

As fabricantes Fiat, Ford e Volkswagen foram convocadas a se apresentar a uma Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em março deste ano. O objetivo é avaliar uma possível formação de cartel em relação ao mercado de autopeças. As fabricantes haviam sido convidadas à sessão ocorrida na terça-feira, 21, na assembleia, mas seus representantes não compareceram.

A CPI é presidida pelo deputado Fernando Capez e já ouviu representantes do mercado de reposição. “As fabricantes de autopeças que movimentam um mercado de R$ 51 bilhões (...) também têm o direito de vender peças para os carros”, diz o deputado. A Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape) alega que as três montadoras se opõem à existência da cadeia independente (de peças similares), mas deixam o consumidor sem os itens de reposição ou cobram preços elevados. Ford e a Volkswagen serão convocadas para se apresentar em 18 de junho e a Fiat, no dia 25 do mesmo mês.

Procuradas por Automotive Business, duas fabricantes se pronunciaram: “A Fiat não recebeu em tempo hábil a convocação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A empresa entrará em contato com o Legislativo paulista para obter informações sobre o tema. Por esta razão, não pode se manifestar por ora.”

Da montadora de origem americana veio a mensagem: “A Ford permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e aguarda a convocação da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a data da reunião.” A Volkswagen preferiu não se pronunciar neste momento.

No início de 2007, a Anfape apresentou representação no Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) denunciando a conduta das montadoras Fiat, Ford e Volkswagen. O objetivo era buscar a garantia do direito das empresas do mercado independente de produzirem e comercializarem itens aparentes dos veículos.

No fim de 2010 o Cade anunciou decisão favorável ao pedido da Anfape, determinando a necessidade de abertura de um processo administrativo contra as montadoras de autopeças em questão. O processo está em andamento.



Tags: Ford, Fiat, VW, CPI, Anfape, Cade, Fernando Capez, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência