Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 27/05/2013 | 12h05

Próxima geração do Volkswagen Gol terá a mesma plataforma do Up!

E novo Fox BlueMotion usará o mesmo motor 1.0 de três cilindros e 80 cv

GIOVANNA RIATO, AB

Começa a ganhar corpo na Volkswagen do Brasil a estratégia de compartilhar plataformas para reduzir custos e aumentar produção. Em breve, a próxima geração do Volkswagen Gol vai compartilhar a mesma plataforma com o compacto Up!, que deve começar a ser produzido na fábrica de Taubaté (SP) até o fim deste ano. Antes disso ainda, uma nova versão do Fox será equipado com o mesmo motor a ser usado no Up!. As informações foram confirmadas por fontes familiarizadas com o projeto.

Em entrevista exclusiva a Automotive Business no fim de abril, Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, apontou que a globalização tecnológica dos produtos feitos na região é o principal desafio nos próximos anos (leia aqui). “O que posso dizer em termos de lançamentos é que a globalização está muito próxima”, avisou, quando questionado sobre a possibilidade de a companhia a fabricar a nova geração do Santana, por enquanto feito apenas na China.

O executivo deixa claro que o objetivo é que os carros vendidos nacionalmente compartilhem componentes e conteúdo tecnológico com os modelos globais, mas também atendam às necessidades do mercado local, mantendo-se em uma determinada faixa de preço. “O segredo é aproveitar ao máximo as plataformas existentes para elevar a produção e diminuir o custo. Sobre essas plataformas fazemos os ajustes para atender o cliente de cada mercado, mas mantemos estruturas globais”, explicou.

FOX COM MOTOR DO UP!

Os primeiros passos dessa estratégia parecem já ter sido dados, com a atualização do design dos carros da marca vendidos no Brasil, que se alinharam ao visual dos modelos mundiais. A maioria dos produtos fabricados na subsidiária nacional também já incorporou a nova arquitetura eletrônica global da companhia.

A próxima investida para alinhar os carros nacionais aos produzidos em outros países será incluir na linha Fox o motor do Up!, que começa a ser produzido em São Carlos (SP). Em breve, será lançado no Fox BlueMotion, antes mesmo do Up!, o novo propulsor EA 211 1.0, de três cilindros com aproximadamente 80 cavalos, feito em bloco e cabeçote de alumínio.



Tags: Volkswagen, Gol, Up!, lançamento, Fox, motor.

Comentários

  • Rodrigo

    Finalmente parece que tão investindo um pouco aqui no Brasil.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência