Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 28/05/2013 | 11h55

Empresários da indústria recuperam confiança na economia

Com alta de 2,8% no nível de demanda, esperam ampliar as atividades no setor

AGÊNCIA BRASIL

Os empresários da indústria de transformação no País recuperam o ânimo com a possibilidade de ampliar as atividades no setor, segundo revela a pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Depois de duas quedas seguidas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) aumentou 0,8% em maio sobre abril último, ao passar de 104,2 para 105 pontos, ficando acima da média histórica (104,2 pontos).

Na comparação com maio do ano passado, houve elevação de 1,4%. O comportamento que mais influenciou essa recuperação foi a percepção dos empresários quanto ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) teve alta de 2,1% com 105,7 pontos.

Esse resultado reflete a avaliação do setor sobre o consumo interno. O nível de demanda cresceu 2,8% com 103,1 pontos, embora tenha sido quase estável a proporção dos que consideram como forte as chances de se obter mais compradores (de 13,5% para 13,3%). Em compensação, diminuiu o percentual daqueles que classificam como fraco o potencial do mercado (de 13,2% para 10,2%).

Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,7% com 104,2 pontos, atingindo a menor marca desde novembro do ano passado. Para 38,3% do entrevistados a produção deve ser ampliada nos próximos três meses, universo menor do que na enquete anterior quando 39,4% pensavam dessa forma. A parcela dos que projetam queda na produção aumentou de 10,1% para 11,4%.

O nível de atividade da capacidade instalada (NUCI) apresentou variação positiva de 0,4 ponto percentual com 84,6%, na maior marca desde janeiro de 2011 (84,7%).



Tags: Indústria, economia, produção, utilização da capacidade, Fundação Getúlio Vargas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência