Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 29/05/2013 | 15h30

Chevrolet Trax e Renault Captur ganham cinco estrelas no Euro NCAP

Dacia Sandero e Nissan Evalia foram avaliados com 4 e 3 estrelas, respectivamente

REDAÇÃO AB

O Euro NCAP divulgou na quarta-feira, 29, resultados de mais uma bateria de crash-tests realizada com quatro veículos de diferentes marcas: Chevrolet Trax, Renault Captur, Dacia Sandero e Nissan Evalia. Os dois primeiros obtiveram nota máxima, com cinco estrelas. O Dacia Sandero foi avaliado com quatro e o Nissan Evalia, com três estrelas. Os testes levaram em conta em cada veículo a proteção ao adulto, à criança, ao pedestre, e a presença de sistemas de assistência ao motorista.

O SUV Trax, da Chevrolet, produzido no México e que pode vir para o Brasil, ganhou 94% de aprovação no quesito de proteção ao adulto, 85% no de segurança à criança e 81% em relação aos sistemas de assistência ao condutor. A sua menor nota, de 64%, foi obtida na categoria que avalia o comportamento do pedestre em colisão com o carro. Em comunicado, o Euro NCAP diz que o para-choque do SUV apresentou uma boa proteção em todas as áreas testadas. O capô, porém, feriu fortemente a região da pélvis do boneco.

O Renault Captur, utilitário com grandes chances de ser fabricado no País, também apresentou boa performance na somatória dos testes. A proteção ao adulto chegou a 88%; à criança, 79%; e ao pedestre, 61%. O modelo apresenta controle eletrônico de estabilidade de série, sistema que alerta quando o cinto de segurança não foi acionado, e dispositivo de limitação de velocidade, recursos que levaram o Captur a ganhar 81% de aprovação na categoria de sistemas de assistência ao motorista.

Com quatro estrelas, o Dacia Sandero, uma geração mais nova do que o Renault Sandero vendido por aqui - que foi avaliado com apenas uma estrela pelo Latin NCAP (leia aqui) -, obteve maior nota em relação à proteção ao adulto: 80%. O veículo mostrou um nível bom de segurança para ocupantes de todos os assentos. Segurança à criança transportada é de 79%, e ao pedestre, de 57%. O Sandero da Dacia, com 55% de aprovação em relação aos sistemas de assistência, leva controle eletrônico de estabilidade de série e sistema de alerta para o uso do cinto, que funciona apenas para os passageiros dianteiros.

A van Evalia, fabricada pela Nissan na Índia e que ainda não é cotada para o mercado brasileiro, teve apenas três estrelas, com 81% de aprovação em relação à proteção das crianças transportadas; 68% de segurança ao adulto, sendo o seu habitáculo considerado instável; e 67% de proteção ao pedestre. Os sistemas de assistência do Nissan Evalia tiveram 55% de satisfação. A van apresenta controle eletrônico de estabilidade de série, sistema de alerta dos cintos dianteiros e dispositivo de limitação da velocidade, ineficaz por emitir apenas aviso visual.



Tags: Euro NCAP, segurança, crash-test, Captur, Trax, Sandero, Evalia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência