Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 03/06/2013 | 10h09

Ford aposta em material reciclado para o Fusion

Modelo consome ao ano 1,3 milhão de metros de tecido feito a partir de garrafas plásticas

REDAÇÃO AB

O novo Ford Fusion é o primeiro veículo global a usar fios de material reciclado no tecido de revestimento dos bancos, feito a partir de garrafas plásticas e resíduos industriais, em uma quantidade equivalente a 1,3 milhão de metros de tecido por ano.

Segundo a Ford, o uso de fios feitos de materiais reciclados na América do Norte era quase nulo em 2007 e este ano está presente em 66% dos programas de veículos. Em todo o mundo, a fabricante usa 41 tipos de tecido em 15 linhas de veículos, que vão do New Fiesta e Mustang às picapes Ranger e F-150.

“O uso de tecidos sustentáveis na Ford tem aumentado com o avanço dos programas de veículos globais, com a adoção de novos padrões e desenvolvimento de outros fornecedores de fios reciclados”, afirma a líder de design e materiais sustentáveis da Ford, Carol Kordich. Segundo ela, o plano é que um dia todos os tecidos utilizados pela Ford sejam de material reciclado.

Desde o ano modelo 2009, todo novo tecido empregado nos veículos Ford deve conter pelo menos 25% de material reciclado. Com o surgimento de novas ideias e tecnologias, os custos de desenvolvimento de tecidos sustentáveis tendem a cair. Alguns veículos como o Fusion Hybrid e o Focus Electric já utilizam tecidos 100% feitos de material reciclado.

No Brasil, os primeiros automóveis a utilizar tecidos nos bancos e forrações de portas feitos a partir de garrafas plásticas foram os Volkswagen Gol e Voyage.



Tags: Ford, Fusion, tecido, material reciclado, garrafas plásticas, New Fiesta, Mustang, Volkswagen, Gol, Voyage, Carol Kordich, Fusion Hybrid, Focus Electric, Ranger, F-150.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência