NOTÍCIAS
05/06/2013 | 12h40

Tecnologia

Continental aposta na evolução tecnológica para elevar ganhos

Sistemas de assistência ao motorista avançam para direção automática em poucos anos


PEDRO KUTNEY, AB | De Hannover (Alemanha)

Testes com o protótipo da direção automática na cidade e no campo de provas da Continental: quase pronto para dispensar o motorista.
A unidade de sistemas de chassi e segurança da Continental aumentou seu faturamento global de € 5 bilhões para € 7 bilhões nos últimos seis anos. Mais importante, o retorno sobre capital da empresa passou de 0,6% em 2010 para 20% em 2012. “A principal explicação para isso foi a integração de mais tecnologia nos equipamentos que fornecemos aos fabricantes de veículos”, afirma Ralf Cramer, chefe global da divisão, uma das cinco da companhia. A tendência, segundo o executivo, é agregar ainda mais valor tecnológico aos produtos nos próximos anos, razão pela qual a companhia aposta firmemente no desenvolvimento de dispositivos de assistência ao motorista inteligentes, que a partir de 2016 devem equipar os primeiros carros que poderão dirigir sozinhos em certas condições de trânsito.

De imediato, Cramer aponta que a adoção do sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC, na sigla em inglês) em países da União Europeia, Estados Unidos e Japão eleverá ainda mais o faturamento da divisão sob seu comando. “Já fornecemos mais de 20 milhões de sistemas ESC por ano. Com a legislação que torna obrigatória o uso do equipamento em alguns países, nossa estimativa é que nos próximos cinco anos vamos aumentar esse número para 30 milhões”, diz. Pensando nessa demanda crescente, a Continental desenvolveu o MK C1, que integra o ESC com o ABS (antitravamento das rodas) em um único módulo de comando dos freios, incluindo a assistência de frenagem com acionamento 100% elétrico – o que permite que seja usado também em carros elétricos e híbridos, pois elimina o uso da bomba de vácuo acionada pelo motor, trazendo ainda o benefício adicional de não roubar potência e economizar combustível.

“Europa, Estados Unidos e Japão estão mais avançados na adoção de sistemas de radares e assistência ao motorista, mas também há grandes disso tudo chegar mais rápido aos países emergentes, pois o custo está caindo”, informa Cramer. Ele avalia, por exemplo, que após a implantação do uso obrigatório do ABS em países como China e Brasil, erá mais fácil e rápida a introdução de legislação em favor do ESC. “Nos próximos anos, a tendência é de redução do uso do ABS e aumento do sistema completo de estabilidade”, aposta. “Não é só uma questão de custo, mas também de cultura, de aceitação do equipamento de segurança como algo essencial ao carro.”

O executivo avalia que esse será um caminho natural para o Brasil, onde só a partir de 2014 todos os carros vendidos terão obrigatoriamente de ter ABS, sistema que a Continental começou a fabricar este ano em Várzea Paulista (SP). No futuro, caso haja demanda, o ESC também poderá ser feito no País, já que a estratégia da companhia é produzir no próprio mercado a maioria dos seus sistemas – hoje isso acontece com cerca de 80% dos itens fornecidos.

NA ROTA AUTOMÁTICA

A rota tecnológica da indústria, porém, já está traçada para horizonte que vai muito além de sistemas como ABS ou ESC. O futuro é o da direção automática, com duas motivações principais. Uma delas é tornar o tempo gasto no trânsito muito mais produtivo e confortável, pois o motorista poderá, por exemplo, ler seus e-mails ou assistir TV enquanto o carro se move de forma autônoma, freando e acelerando sozinho no anda-e-para das cidades ou até mesmo em autoestradas. A outra grande motivação é a significativa redução de acidentes, pois o veículo terá o poder de frear ou desviar de obstáculos automaticamente, com velocidade bastante superior ao que consegue fazer um ser humano comum.

Esse é o destino final para a rota dos carros à prova de acidentes que a Continental espera desenvolver. A empresa apoia sua visão/meta na trajetória para baixo dos acidentes inversamente proporcional à adoção de sistemas de segurança passiva e ativa. Usando o exemplo da Alemanha, em uma escala ascendente o país chegou ao pico de mais de 20 mil mortes no trânsito no fim dos anos 1960, quando o cinto de segurança se tornou obrigatório. Desde então as fatalidades vêm caindo de forma constante, com maior força a cada introdução de um novo equipamento, como ABS e airbags nos anos 1980, ESC a partir dos 1990, até chegar a menos de 5 mil mortes em 2013, quando começam a ser lançados os sistemas de assistência de frenagem e direção.

A Continental vem apostando na evolução dos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) desde 1999, com a introdução dos primeiros sistemas de radar e frenagem automática no Mercedes-Benz Classe S. De lá para cá a companhia já desenvolveu mais de 100 projetos nessa linha. Há seis anos os engenheiros integram circuitos de monitoramento e atuação para dar vida à direção automática. Em 2012, um protótipo rodou com bastante sucesso 15 mil milhas no Estado de Nevada, nos Estados Unidos. Em janeiro passado a Continental assinou um acordo de pesquisa conjunta com a também alemã BMW, para desenvolver várias funções de alta automatização.

Os engenheiros envolvidos no projeto do carro automático calculam que ainda serão necessários mais seis a sete anos de testes para fazer o ajuste fino de todas as funções automáticas, mas aquilo que parecia ficção científica já é realidade. No Contidrom, o bucólico campo de provas da Continental perto de Hannover, na Alemanha, um Volkswagen Passat adaptado faz curvas abertas a mais de 100 km/h sem que o piloto toque no volante. Ao deparar com outro veículo parado à frente, o carro freia automaticamente, assim como segue adiante assim que o trânsito se move. Também pode frear bruscamente e desviar de obstáculos em caso de situação de emergência, quando um pedestre cruza a pista, por exemplo. Tudo sem nenhuma intervenção do motorista.

Já em 2016 a Continental estima que serão lançados os primeiros carros com direção automática, mas inicialmente só para uso no trânsito das cidades, em velocidades abaixo de 30 km/h, depois disso o motorista retoma o controle. O salto para a condução mais automatizada, a até 130 km/h, deverá ocorrer após 2020, mas ainda com algumas intervenções manuais. A partir de 2025 a previsão é de que o motorista será um mero coadjuvante, pois o carro poderá tomar decisões completamente autônomas em modo automático, como por exemplo escolher o caminho mais adequado em função do tráfego, já que o veículo também será conectado à internet e receberá todas as informações de que precisa para se mover com maior rapidez e economia de combustível.

O funcionamento do sistema envolve a integração de diversos sensores e atuadores. O carro automático é equipado com radares frontal, laterais e traseiros, capazes de monitorar o ambiente externo 360°. Também usa no para-brisa um módulo com câmera dupla e sensor infravermelho, que funcionam como os olhos do veículo, identificando objetos, pedestres, veículos e até mesmo placas e sinais de trânsito, para ajustar automaticamente o limite de velocidade ou mesmo parar no semáforo vermelho. Todas as informações captadas vão para uma central eletrônica que emite comandos à direção, acelerador, freios, câmbio e suspensão.

REDE TECNOLÓGICA

Continental
O sistema de realidade virtual monitora de cima o carro e tudo que está ao seu redor. Totalmente conectado, o veículo se transforma em canal de acesso à internet.

Existem ainda muitos outros sistemas sendo desenvolvidos em paralelo, que podem complementar a direção automática com avançado monitoramento externo e elevada conectividade. Um carro atual tem de 40 a 60 centrais eletrônicas que podem “conversar” entre si e enviar e receber informações via internet – como, por exemplo, monitorar a pressão dos pneus, o nível de óleo ou o ajuste do banco, ações que podem ser feitas a partir de um smartphone.

Sensores colocados ao redor do carro podem acionar avisos sonoros e luminosos nas laterais e no painel, para alertar o motorista sobre veículos passando ao lado ou cruzando à frente. A Continental recentemente comprou uma pequena empresa que desenvolveu um sistema que, a partir de imagens captadas por quatro pequenas câmeras, cria numa tela central a realidade virtual de todo o entorno do automóvel. Pode-se ver de cima o carro e tudo que está ao seu redor, como se estivesse em um helicóptero, ou monitorar as laterais, frente e traseira. Essas informações podem ser transmitias a uma central de comandos para acionar freios ou a direção. Mas também podem ser transmitidas ao vivo na internet, caso o motorista queira.

Um novo sistema de telemática desenvolvido pela Continental conecta o carro à internet em alta velocidade, capaz de trafegar 100 megabits por segundo. O veículo também se transforma em um provedor de wifi, que pode conectar à rede smartphones e computadores dos seus ocupantes. Aliado à direção automática, o sistema torna a vida a bordo muito mais confortável e produtiva. Com isso, é provável que, num futuro não muito distante, o trânsito se transforme de tempo perdido em período para trabalhar ou se divertir.

Protótipo da direção automática - Continental


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 30/10/2014
Muitas incertezas cercam o setor de etanol

Esta coluna é apoiada por:

DE CARRO POR AÍ | 31/10/2014
Evento reúne novidades no Anhembi, em São Paulo
DISTRIBUIÇÃO | 20/10/2014
É preciso ter foco para driblar a retração do mercado
AUTOINFORME | 10/10/2014
Parta para um usado se não quiser investir uma pequena fortuna no carro novo
QUALIDADE | 03/10/2014
Brasil precisa de estrutura para o desenvolvimento de novas tecnologias
Novos desafios trazem energia e motivação
INOVAÇÃO | 26/09/2014
Buscar soluções em grupo pode ser mais eficiente
Difícil acreditar que indústria investirá R$ 80 bi até 2018
MERCADO | 01/09/2014
Versões cross e SUVs compactos se multiplicam no Brasil
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes

EVENTOS


25 e 26 de novembro de 2014
4º Fórum Mulheres em Destaque
Evento realizado pela CKZ no Fecomércio, em São Paulo, SP
18 a 20 de junho de 2015
Latin Auto Parts Expo
Feira realizada no ATLAPA Convention Center, Cidade do Panamá. Informações em http://www.latinpartsexpo.com.
11 a 13 de novembro de 2014
Feira Internacional de Tecnologias de Fixação
Feira realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações em www.fastenerfair.br.com.
30 de outubro a 9 de novembro de 2014
Salão do Automóvel de São Paulo
Evento realizado no Anhembi, em São Paulo, SP.
11 a 13 de novembro de 2014
FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2014
Mais informações em consultoria@artsim.com.br ou pelo telefone: (11) 2899-6354.