Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 06/06/2013 | 17h18

Caminhões: produção registra queda em maio

Retração foi de 9,4% ante abril; no acumulado do ano, alta passa de 45%

MÁRIO CURCIO, AB

Por causa do menor número de dias úteis em maio, a produção brasileira de caminhões somou 16.407 unidades, com queda de 9,4% em relação a abril. Na comparação com maio de 2012, contudo, o número é de alta, 45,7%. No acumulado do ano o País já fabricou 78.076 unidades, registrando crescimento expressivo de 45,6% sobre igual período do ano passado, quando os efeitos da entrada em vigor do Proconve P7 ainda impactavam a produção de veículos pesados. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Veja aqui aqui os dados atualizados.

Por segmento, a maior alta no acumulado do ano, de 71,2%, ocorreu na produção dos semileves. De janeiro a maio de 2012 foram 1.043 unidades e neste ano, 1.786. Esse crescimento ocorreu, segundo a associação dos fabricantes, para atender os mercados interno e externo e também para formação de estoque. Nos emplacamentos (veja no fim da reportagem), esse mesmo segmento teve queda.

As exportações de caminhões somaram 2.571 unidades em maio, alta de 32,3% em relação a abril e de 24,6% na comparação com maio de 2012. No acumulado do ano, com 8.807 unidades, houve retração de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado: “Estamos fazendo um estudo para identificar os mercados responsáveis por essa queda”, afirma o diretor executivo da Anfavea, Aurélio Santana.

Em relação aos emplacamentos, os caminhões registraram em maio 12.638 unidades, queda de 9,5% em relação a abril, novamente explicada pelo menor número de dias úteis (21 em maio e 22 em abril. “E é preciso lembrar que o último dia de maio caiu no meio de um feriado prolongado”, diz o presidente da Anfavea, Luiz Moan. Os 21 dias úteis de maio resultam em uma média diária de 602 caminhões emplacados por dia.

Se considerarmos 20 dias úteis, o que ocorreu na prática, esse volume diário sobe para 632 caminhões, número muito próximo à média diária registrada em abril, de 635 caminhões. No acumulado de 2013 foram emplacadas 60.955 unidades, pequena alta de 2,2% em relação ao período janeiro-maio do ano passado. A média diária de emplacamento de caminhões neste ano está em 592 unidades, 4,2% acima de igual período do ano passado.

. Chama a atenção a expressiva queda no acumulado do ano, de 33,6%, na venda de caminhões semileves, explicada basicamente pela saída de cena dos Ford F-350 e F-4000.



Tags: Caminhões, produção, emplacamentos, Proconve P7, Anfavea, semileves, Aurélio Santana.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência