Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/06/2013 | 20h01

Máquinas agrícolas: alta obriga a novas projeções

Segmento cresceu 30,3% de janeiro a maio ante igual período de 2012, bem acima do previsto

MÁRIO CURCIO, AB

Em maio, a venda de máquinas agrícolas somou 7.477 unidades, alta de 1,6% ante abril deste ano e de 32,7% em relação a maio de 2012. No acumulado do ano, as 33.768 unidades vendidas resultam em crescimento de 30,3% em relação a igual período de 2012 e já obrigam a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) a rever suas projeções: “Prevíamos 5% de alta para este ano, mas os agricultores estão capitalizados. O problema é que eles já sofrem com problemas de infraestrutura, como seus caminhões parados em filas, levando 20 dias para descarregar. Isso tem um custo alto”, afirma o vice-presidente da Anfavea e diretor de relações institucionais da Case New Holland (CNH).

O executivo afirma que essas dificuldades podem impedir a decisão de futuras compras de equipamentos agrícolas e por isso é preciso fazer alguns estudos para chegar a uma nova estimativa. De qualquer forma, as taxas de juros mais atraentes desde o segundo semestre do ano passado mantêm impacto positivo no segmento.

A venda de colheitadeiras no acumulado de janeiro a maio é de 3.425 unidades, uma alta expressiva de 65,1% em relação ao mesmo período de 2012. Algumas dessas máquinas são compradas para substituir o equipamento antigo. “Mas tem agricultores trocando suas colheitadeiras por outras maiores”, diz Rego. Segundo ele, esse movimento também puxa a compra de outros equipamentos mais potentes e maiores, como novos tratores e plantadeiras. juntos, eles são capazes de antecipar a safra de inverno e, consequentemente, a de verão.

A produção de máquinas agrícolas soma 40.045 unidades no acumulado do ano, revelando alta mais discreta sobre igual período do ano passado (13,1%) se comparada à elevação das vendas desse setor.

A exportação de máquinas agrícolas em maio somou 1.298 unidades, com queda de 16,8% em relação a abril e alta de 10,2% ante maio de 2012. No acumulado do ano, com 5.810 unidades, a retração é de 21,3%, explicada basicamente pelo encolhimento das compras do país vizinho: “A Argentina está produzindo ela mesma e também crescendo menos”, diz Rego.

Clique aqui para ver o estudo completo.



Tags: Anfavea, máquinas agrícolas, colheitadeiras, tratores, plantadeiras, Milton Rego, Case New Holland, CNH.

Comentários

  • Abner Seixas

    E acredito que as projeções tenderão a ser "ousadas", ainda mais após o anuncio da presidente Dilma(Neste mes de Junho), sobre o crédito de R$ 136 bilhões para agricultura empresarial.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência