Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 10/06/2013 | 15h55

BMW: vendas crescem 8% em maio e 7% no acumulado do ano

Marca segue à frente da Audi e da Mercedes-Benz

REDAÇÃO AB

As vendas globais da marca BMW cresceram 8% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 139,1 mil unidades. Com o resultado, a BMW se mantém à frente das concorrentes Audi e Mercedes-Benz, liderança que já acontece desde 2005. De janeiro a maio deste ano, a marca premium BMW entregou 651,1 mil veículos de luxo, 7% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Em nota divulgada na segunda-feira, 10, a BMW reforça que tem trabalhado para evitar que a Audi e a Mercedes-Benz, que se comprometeram a chegar à liderança até o final desta década, tomem o seu posto. Em maio, o objetivo foi conseguido graças as fortes vendas do compacto X1, que subiram 29% em relação a maio de 2012, para 14,7 mil, e da sexta geração da Série 3, que tiveram alta de 27,5%, para 41,8 mil veículos, na mesma base de comparação.

As vendas da Audi, que ocupa a segunda posição do ranking das marcas premium, cresceram 6% em maio deste ano na comparação com mesmo mês do ano passado, para 137,2 mil unidades. No acumulado do ano, o acréscimo foi de 7%, para 640,2 mil veículos entregues em todo mundo.

Na terceira posição, a Mercedes-Benz vendeu 121,3 mil carros em maio, alta de 7% sobre maio de 2012. No acumulado, a marca anotou expansão de 6% nas vendas globais, com 562,8 mil unidades.

No ano passado, as vendas da BMW chegaram a 1,54 milhão de automóveis, enquanto as da Audi, a 1,45 milhão e as da Mercedes, a 1,32 milhão de unidades.

GRUPO BMW COMEMORA RECORDE DE VENDAS

O Grupo BMW, incluindo os desempenhos das marcas BMW, Mini e Rolls-Royce, comemora o melhor maio da sua história. Neste último mês as vendas cresceram 6% sobre maio do ano passado, totalizando 166,3 mil unidades entregues. O resultado de janeiro a maio deste ano também é recorde: foram comercializados 770 mil veículos, alta de 6% sobre o mesmo intervalo de 2012.

“Nós conseguimos compensar os ventos contrários da Europa através de sólidos ganhos de vendas em outros mercados, como Estados Unidos, China, Japão e Rússia”, declarou na nota o chefe de marketing e vendas da BMW, Ian Robertson.

MERCADOS

Dentre os mercados, o europeu foi o único em que o grupo BMW viu suas vendas caírem. O decréscimo foi de 0,6% em maio último na comparação com maio do ano passado, chegando a 74,9 mil unidades comercializadas. No acumulado do ano, contudo, as vendas do grupo anotaram aumento de 2,2% em relação a 2012, para pouco mais de 352 mil unidades.

No continente americano foram vendidos 38,7 mil veículos em maio pelo grupo, 10,4% a mais do que em maio de 2012. Só o mercado dos Estados Unidos absorveu 31,1 mil deles, o que representa uma alta de 10% na mesma base de comparação. Um total de 139,1 mil carros da BMW e da Mini foram vendidos no país nos primeiros cinco meses.

Na Ásia o grupo conseguiu emplacar 46,8 mil veículos em maio último, o que representa um aumento de 13,4% em relação a maio de 2012. Na China, o maior mercado asiático, foram entregues no último mês 31,9 mil veículos, alta de 14,8% sobre maio do ano passado. No acumulado do ano, as vendas da Mini e da BMW totalizaram 148,3 mil unidades na China, com acréscimo de 9,8%.

MINI

As vendas globais da marca Mini tiveram leve queda de 2% em maio na comparação mensal, somando 26,9 mil unidades. No acumulado do ano, houve queda de 1,5%, para 117,6 mil carros. Um dos modelos que mais tem se destacado é o Paceman, que já teve cerca de 3 mil unidades vendidas desde o seu lançamento, em meados de março deste ano.

A BMW informa que a marca Mini já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades desde 2001, quando foi adquirida pelo Grupo BMW.

BMW MOTORRAD

A divisão de motocicletas Motorrad registrou alta de 14,2% em maio, para pouco mais de 13 mil unidades. Nos primeiros cinco meses deste ano as vendas da divisão cresceram 7,1%, para 52,4 mil motocicletas.



Tags: BMW, vendas, veículos, Audi, Mercedes-Benz, premium.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência