Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 10/06/2013 | 17h25

Volvo quer vender caminhões abastecidos com DME nos EUA

Combustível proporciona a mesma eficiência e emite até 95% a menos de CO2 que o diesel

REDAÇÃO AB

A Volvo Caminhões pretende ser a primeira fabricante de veículos a comercializar na América do Norte caminhões pesados abastecidos com dimetil éter (DME), um gás atóxico que substitui o diesel ou o GLP e que é obtido a partir de uma variedade de matérias-primas sustentáveis, como resíduos de alimentos ou de animais (o que tecnicamente o torna um biocombustível).

O DME, segundo a Volvo, emite até 95% a menos de CO2 que o diesel, apesar de proporcionar a mesma eficiência energética a partir de uma queima limpa, sem produzir fuligem. Atualmente, é usado na produção de aerosois de cosméticos.

Em comunicado distribuído nos Estados Unidos, a Volvo revelou que já testa alguns caminhões com o combustível no país e que pretende começar a produzir caminhões pesados movidos a DME em quantidade limitada em 2015. O principal objetivo é reduzir a dependência de outros combustíveis.

A princípio, a Volvo usará o combustível DME apenas em caminhões com motor D13, o mais pesado disponível, e transmissão manual automatizada I-Shift. A fabricante acrescenta que o DME é um excelente combustível de ignição por compressão, que, como o diesel, não requer nenhum mecanismo de ignição separada, além de poder ser armazenado com segurança.



Tags: Volvo, caminhões, América do Norte, DME, combustível.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência