Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Entidades | 24/06/2013 | 16h32

IQA dará suporte à indústria de Piracicaba e região

Parceria com sindicato local prevê treinamentos focados em normas de fornecimento à montadoras

REDAÇÃO AB

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva – firmou parceria com o Simespi, sindicato que reúne as indústrias dos setores de metalurgia, mecânicas, material elétrico, eletrônico, siderúrgicas e fundições de Piracicaba (SP) e região que permitirá às empresas conhecerem melhor os processos para atuarem como fornecedoras da indústria automotiva.

Com a parceria, a equipe de profissionais do IQA atuará com o atendimento especializado às necessidades regionais em certificação de produtos, sistemas, serviços e treinamentos.

Segundo o gerente executivo do Simespi, Robeto Soriano, esta é uma necessidade das empresas da região. “A vinda de uma montadora para Piracicaba abre um leque de oportunidades para as empresas, que precisam de informações e orientações de como devem proceder para conquistar este novo cliente”, afirma.

Apesar da preferência da Hyundai por empresas também de origem coreana, o sindicato aponta outras oportunidades em cidades próximas, como Sumaré, que abriga a fábrica da Honda Automóveis: “Eles trouxeram fornecedores próprios, mas futuramente podem utilizar empresas da região. Mas para isso, é preciso estar preparado, mesmo porque há outras montadoras nas cidades vizinhas”, completa.

Para o gerente de negócios do IQA, Alexandre Xavier, esta é uma grande oportunidade para as empresas da região em expandir negócios, uma vez que as exigências em qualidade na cadeia automotiva têm aspectos em comum entre as diferentes montadoras.

“Os grandes clientes do setor automotivo seguem requisitos baseados na ISO TS 16.949, com requisitos específicos de cada cliente, porém se a base for bem compreendida, as particularidades ficam mais fáceis de entender. Encontrar mão de obra treinada, qualificada e especializada é um gargalo que todas as indústrias da região passam atualmente. Por isso, reforçamos nossa atuação, com a qualificação de profissionais locais para atender essas empresas com mais agilidade”, comenta.

Como primeira ação, o IQA e o Simespi realizarão um encontro com o tema As Exigências em Qualidade da Indústria Automotiva e de Máquinas Agrícolas para seus Fornecedores, em 2 de julho, com inscrições gratuitas, que devem ser feitas pelo telefone (19) 3417-8600.



Tags: IQA, qualidade automotiva, Simespi, Piracicaba, certificação, treinamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência