Comerciais
|
25/06/2013
|
21h36
Mercedes-Benz recupera liderança com Sprinter
Esforço de vendas garante participação de 22,3% no mercado de vans e caminhões semileves
PEDRO KUTNEY, AB
Com cerca de 3,8 mil vans, furgões e caminhões semileves do modelo Sprinter emplacados de janeiro a maio deste ano, a Mercedes-Benz conseguiu reconquistar a liderança do segmento, com participação as vendas de 22,3%, ou quase um quarto do mercado total, que este ano deve chegar a 45 mil unidades, segundo projeta a empresa, que traçou estratégia própria para aumentar a demanda pelo seu utilitário. A meta é vender 9 mil este ano, em crescimento de 28,5% sobre as 7 mil de 2011, e alcançar 11 mil em 2014.
A Sprinter foi totalmente renovada para o mercado brasileiro há um ano e meio, quando começou a ser vendida com motorização Euro 5, para atender à legislação de emissões Proconve P7 que passou a vigorar em janeiro de 2012. Com isso, ganhou novo visual e evoluções tecnológicas que melhoraram a segurança e o consumo, além de novas versões que formam a maior gama de produtos do segmento, 50 no total. Esse movimento foi acompanhado do esforço de vendas focado no modelo. “Os grandes fatores de crescimento foram o novo portfólio e o aumento do foco no produto”, explica Adriana Taqueti, gerente sênior de vendas de vans.
“Hoje toda concessionária credenciada para vender a Sprinter (162 das 195 da Mercedes-Benz no País) tem showroom e oficina específicos para vans. Na rede temos 295 pessoas que só trabalham com isso”, completa a executiva. Atualmente a marca tem seis lojas exclusivas e 32 centros dentro de concessionárias direcionados para o modelo. Com o valor agregado ao novo produto e esforço de vendas, ela considera que as adversidades de 2012 foram superadas. “Passamos por uma fase turbulenta, com dificuldades de importação da Argentina (onde a Sprinter é montada), greve na Receita Federal, greve dos cegonheiros. Mesmo assim a Mercedes conseguiu retomar a posição de número um do mercado de vans”, comemora.
FOCO EXCLUSIVO
Há um ano foi inaugurado na cidade de São Paulo o primeiro Van Center da Mercedes-Benz no Brasil, uma loja exclusiva do Grupo De Nigris para negociar as Sprinter, que já responde por 19% das vendas de Sprinter do concessionário. “No último ano e meio quase dobramos as vendas do modelo e o Van Center veio apoiar esse crescimento”, destaca José Luis Bertoco, diretor geral da De Nigris.
Hoje estão abertas seis lojas exclusivas da Sprinter – além da capital paulista, são três no Rio de Janeiro e duas em Minas Gerais, instaladas nas capitais e suas regiões metropolitanas. “Esses pontos já fazem de 20% a 25% das vendas da Sprinter”, destaca Dimitris Psillakis, diretor de vendas e marketing de automóveis e vans. Mais uma concessionária Sprinter será aberta este ano e em 2014 o plano é abrir outra em Curitiba (PR). “A intenção é ter lojas exclusivas em todos os mercados que giram mais de mil vans por mês”, diz o diretor. Para regiões com vendas de 200 a mil unidades, são montados centros separados dentro de concessionárias já existentes.

Primeira loja exclusiva para vendas de vans da Mercedes-Benz em São Paulo
O foco maior, segundo Psillakis, permitiu à Mercedes-Benz superar a barreira do preço maior – a gama parte de R$ 65 mil, caso do chassi-cabine mais simples, e vai até R$ 155 mil para a van de 20 passageiros. “Qualquer um de nós sempre quer comprar mais barato. Então o que fizemos foi montar uma estrutura para mostrar as vantagens do nosso produto, como melhor consumo da categoria (10 km/l, segundo a empresa), altas capacidades de carga e preço de revenda maior, que no fim representa um custo de propriedade menor para o cliente”, avalia.
MERCADO EM ALTA
A renovação da Sprinter e a criação de pontos exclusivos de venda foram planejadas para aproveitar o momento de alta do mercado no segmento. “Temos grande transferência de clientes de caminhões para veículos urbanos de carga sem restrição de circulação. O transporte em centros urbanos está sendo feito por comerciais leves”, explica Adriana Taqueti. Segundo ela, o mix de vendas da Sprinter se inverteu nos últimos anos. “Antes 60% eram configurações para passageiros e 40% para carga, hoje 64% são veículos de carga, sendo 20% de modelos chassi-cabine (que posteriormente recebem implementos como baús ou caçambas) e o resto (44%) de furgões”, diz. A gerente acrescenta que cerca de 70% dos furgões vendidos passam por modificações ou implementações, como é o caso de ambulâncias, por exemplo.
Adriana conta que atualmente 20% das vendas da Sprinter são para frotistas e 80% para profissionais autônomos ou pequenos empresários, em uma porção que mistura fatores racionais e emocionais na hora da compra, o que aumenta a eficácia dos pontos de venda exclusivos, para atender clientes com necessidades específicas. Uma dessas especificidades é a venda de contratos de manutenção a partir de R$ 93 por mês (chassi-cabine) ou R$ 182 (van de passageiros). “Muitos dos clientes não têm experiência no transporte de carga e o contrato facilita, com garantia de atendimento rápido e preço fixo”, argumenta a gerente.
Outra peça do esforço de vendas foi a criação de linhas de crédito específicas para a Sprinter. Como o modelo é importado da Argentina e por isso não pode ser financiado pelo BNDES Finame, o Banco Mercedes-Benz oferece plano com taxa de 0,91% ao mês, a mesma do cartão BNDES. Em um ano a instituição já financiou R$ 106 milhões para a compra de Sprinter. Outra opção é o consórcio do modelo, que segundo Adriana vendeu 500 cotas em 57 dias. Por fim, a Rodobens criou leasing operacional (aluguel com opção de compra ao fim de determinado prazo) específico para empresas que querem adquirir a van e, ao fim do contrato, não precisam se preocupar com a revenda dos veículos.
Depois de aprimorar produto, preço e pontos de venda da Sprinter, a Mercedes-Benz trata agora de reforçar o quarto “P” de toda estratégia de marketing: promoção. Adriana Taqueti conta que a primeira investida nesse sentido foi on-line, com inserções em sites e redes sociais para “vender” a economia da van, capaz de levar e trazer de São Paulo a Santos 15 amigos com gasto de combustível de R$ 3 cada um. A partir do próximo fim de semana começa uma campanha em veículos impressos em parceria com os principais clientes da Sprinter, como Coca-Cola, Hertz, Estrela e Globo News. Também foi lançado um programa de publicidade cooperada com os concessionários, para participação em eventos e feirões ou comunicação local, em que a montadora participa com 50% dos custos e oferece suporte de organização e anúncios pré-concebidos.
Com tudo funcionando bem, Adriana avalia que a meta de vender 9 mil Sprinter este ano deve ser ultrapassada. Caso isso de fato aconteça, o Brasil subirá várias posições no ranking dos maiores mercados de vans da Mercedes-Benz. Em 2012 o País foi o nono e com nível de 10 mil unidades/ano poderá chegar à quinta colocação, posição no ano passado ocupada pela Turquia, atrás de França, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, em primeiro. Mas nesses países a oferta de utilitários é maior, pois além da Sprinter a marca também vende a Vito e Viano, menores em tamanho. A partir de 2015, está prevista a produção da sucessora da Vito na Argentina (leia aqui) e assim o mercado brasileiro também terá opções de vans menores da Mercedes.
Tags: Mercedes-Benz, Sprinter, van, furgão, caminhões, semileves, chassi-cabine.