Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 28/06/2013 | 12h20

Buscas por veículos no Google crescem 377% nos últimos 5 anos

No Youtube Brasil, vídeos sobre carros triplicaram de 2011 para 2012

CAMILA FRANCO, AB

A busca no Google por informações sobre o setor automotivo cresceu 377% nos últimos cinco anos, apontou Thiago Machado, diretor de negócios do Google Brasil e responsável pelo relacionamento com a indústria automotiva, durante o I Fórum de Marketing Automotivo, realizado por Automotive Business na quinta-feira, 27, em São Paulo.

“A categoria já é uma das mais importantes no Google Brasil, um país em que 90 milhões já têm acesso a Internet, quase metade da sua população, e que conta com mais de 410 milhões de dispositivos conectados”, declarou. De acordo com o executivo, R$ 45 bilhões estão sendo investidos em mídias no Brasil, 13% em campanhas digitais.

O que falta para as empresas do setor é aproveitar melhor a Internet como um elemento estratégico para ampliar seus negócios. Machado mostrou uma série de números otimistas: atualmente 2,7 milhões dos consumidores brasileiros são influenciados pela Internet. No Youtube Brasil, onde mais de 10 bilhões de vídeos são vistos por mês, o número de vídeos da categoria automotiva triplicou de 2011 para 2012, sendo que 84% do público do site têm mais de 18 anos e estão aptos a dirigir. Até 2017, a expectativa é de que 123 milhões de pessoas estejam conectadas (60% da população brasileira), sendo que 62% delas usarão a Internet para pesquisar veículos.

Pesquisa americana realizada em 2012 com pessoas que tinham comprado carro nos últimos seis meses mostra que 63% delas começaram buscando pelo nome do veículo no Google, mas 80% acabaram escolhendo outro carro.

“Não basta atrair. O importante é convencer de que seu produto é o melhor e ainda não perder o cliente no caminho até a concessionária, que deve ser curto e rápido. Daí, a importância das montadoras alinharem o conteúdo dos seus sites com os sites das concessionárias.” De cada três buscas por veículos, uma está relacionada à concessionária.

E as compras estão sendo realizadas cada vez mais rapidamente. Estudo de 2012 também com a indústria automotiva americana aponta que 64% das compras no ano passado foram decididas em até 30 dias. O executivo dá três sugestões de como aproveitar a rapidez dos negócios: “Gere interesse nos consumidores através de campanhas; capture o cliente que procurou informações da empresa disponibilizando contato com o veículo; e por fim o direcione para o local mais próximo para ser efetuada a venda.”



Tags: Google, marketing, Fórum, Thiago Machado, Internet, conexão, carros.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência