Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Marketing | 28/06/2013 | 14h40

Preço: fator que mais influencia na hora de adquirir o automóvel

Pesquisa da Ipsos Marplan ouviu 10,5 milhões de proprietários de veículos

CAMILA FRANCO, AB

O preço é o fator que os consumidores mais levam em consideração na hora de adquirir um novo automóvel, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ipsos Marplan em 13 mercados entre abril de 2012 e março de 2013 com homens e mulheres e apresentada pelo diretor do instituto, Diego Oliveira, durante o I Fórum de Marketing Automotivo, realizado por Automotive Business na quinta-feira, 27, em São Paulo.

Oliveira explicou que os valores das pessoas mudaram, interferindo no DNA do consumidor. Se no passado idealizavam um padrão de vida alto, hoje querem qualidade de vida. Antes viviam para trabalhar, hoje trabalham para viver. Antigamente tinham receptividade à tecnologia, agora buscam orientação para lidar com a tecnologia.

“Todos esses valores somados mostram que o consumidor dos dias de hoje está mais exigente e racional, prefere produtos de qualidade suficiente, mas com preço baixo. Além disso, está mais sensível ao preço. Se o preço aumentar, ele mudará, sem dúvida, para outro automóvel similar de outra marca. Ele tem maior consciência da importância do dinheiro”, comentou.

O estudo ouviu 7,4 milhões de proprietários e 3,1 milhões de proprietárias de automóveis. Logo depois do preço, os homens consideram importantes: consumo de combustível, marca, segurança, potência do motor, comodidade, número de portas, design exterior, tamanho, opções de financiamento e facilidade de dirigir, nessa ordem.

As mulheres entrevistas são influenciadas por preço, consumo de combustível, segurança, comodidade, marca, design exterior, facilidade para dirigir, potência do motor, número de portas, tamanho e, por último, pelas opções de financiamento.

Dos que já são proprietários de automóveis, 72% já decidiram qual novo modelo comprar antes de visitar a concessionária. Dos que pretendem comprar pela primeira vez um automóvel novo ou usado, 73% se encaixaram na mesma situação. “Ou seja, está cada vez mais difícil de enganar esse novo perfil de consumidor”, alertou Oliveira.

Mas o diretor da Ipsos Marplan contou que há algumas exceções: “62% dos que pretendem comprar um automóvel novo, na grande maioria jovens ávidos por produtos que ofereçam tecnologia, se sentem bem quando são reconhecidos como bem sucedidos financeiramente. Por isso, poderão priorizar a marca em vez do preço”, concluiu.



Tags: Marketing, Fórum, Diego Oliveira, Ipsos Marplan, preço, compra, carros.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência