Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 28/06/2013 | 18h52

Brasil: 20 milhões de flex na sexta-feira, 28 de junho

Marca histórica foi atingida dez anos após o lançamento do primeiro carro bicombustível

FERNANDO NEVES, PARA AB

O Brasil atingiu a marca histórica de 20 milhões de veículos equipados com motores flex na sexta-feira, 28 de junho de 2013, dez anos após o lançamento do primeiro carro bicombustível no País, capaz de rodar com etanol ou gasolina em qualquer proporção. A informação foi revelada pelo presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan Yabiku Jr., em sua participação no painel “Cenários 2020: a evolução da tecnologia flex”, realizado durante o Ethanol Summit 2013, em São Paulo.

No mesmo evento, Besaliel Botelho, presidente da Bosch para a América Latina, disse que o próximo passo da tecnologia flex será a introdução da injeção direta de combustível, provavelmente em 2015. “A redução no consumo pode ser de 20% a 25%”, afirmou. Botelho também adiantou que os veículos híbridos deverão estrear no mercado em 2018. E dois anos depois a conectividade da web 3.0 deverá estar à disposição dos consumidores, junto com os primeiros modelos elétricos. Quanto ao custo das inovações, o executivo lembrou que a tecnologia tem seu preço amortizado quando há escala de produção.

Alvaro Toubes Prata, secretário de desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, informou sobre a criação pelo governo da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial, a Embrapi. “Queremos repetir na indústria o efeito positivo que a Embrapa teve na agricultura”, disse.

O painel tratou de inovações para os motores flex e Thomas Apostolos, presidente da Ricardo Inc., disse que a redução do tamanho dos motores (downsizing) deverá vir acompanhada da aplicação de tecnologia turbo. “A performance é bastante satisfatória”, lembrou.



Tags: Ethanol Summit, flex, etanol, bicombustível, Anfavea, Luiz Moan.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência