Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 01/07/2013 | 16h10

Corvette: esportivo Chevrolet chega aos 60 anos

O que seria apenas uma tiragem limitada a 300 carros já ultrapassou 1,5 milhão de unidades

REDAÇÃO AB

A Chevrolet comemora os 60 anos do Corvette. O primeiro carro entrou em produção em Flint, Michigan, em 30 de junho de 1953. “Durante estas seis décadas, ele se incorporou à cultura americana como o esportivo das estrelas de cinema, dos músicos e astronautas”, afirma o vice-presidente de marketing da Chevrolet, Chris Perry. “Os melhores Corvette representaram o estado da arte em suas épocas em termos de design, tecnologia e desempenho”, diz o executivo.

Segundo a fabricante, o modelo surgiu como protótipo em 17 de janeiro de 1953 em Nova York, durante um evento da GM. A aceitação foi tão grande que a montadora decidiu por uma tiragem limitada de 300 carros, que começou a ser produzida em 30 de junho daquele ano. Todos os Corvette 1953 eram brancos com interior vermelho.

Até 1955, o motor disponível era um seis-cilindros. Naquele ano surgiu a opção V8, que ganhou a preferência de 90% dos compradores. No ano seguinte, o motor de oito cilindros em V virou item de série e assim permanece até os dias atuais. Nos dez primeiros anos, só era vendido como conversível. Em 1963 surgiu a segunda geração do carro e a versão Sting Ray com teto rígido. Segundo a GM, as vendas do modelo duplicaram.

Cerca de 1,56 milhão de carros foram produzidos desde junho de 1953. O carro foi feito em três fábricas: Flint, Michigan (1953), Saint Louis, Missouri (1954-1981), e Bowling Green, Kentucky (1981-2014). Segundo a GM, nenhum Corvette 1983 foi vendido para o público. O ano-modelo foi desconsiderado durante a preparação para o novo Corvette 1984, que lançou a quarta geração. Quarenta e quatro protótipos foram construídos como Corvette 1983. Um único remanescente está em exposição no National Corvette Museum, em Bowling Green, Kentucky.

Corvette
Produção seriada começou em Flint, Michigan, em 30 de junho de 1953.



Tags: Chevrolet, Corvette, General Motors, Flint, Michigan, Chris Perry, Sting Ray.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência