Mercado
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05/07/2013
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20h00
Ford: gerente-geral de marketing confia no New Fiesta sedã
Oswaldo Ramos fala sobre a expectativa de vendas e acredita no sucesso da opção automática
MÁRIO CURCIO, AB | De Campos do Jordão (SP)
Durante a apresentação do New Fiesta sedã 2014, o gerente-geral de marketing da Ford, Oswaldo Ramos, falou sobre as expectativas da montadora para a nova versão importada do México e também do hatch produzido desde março em São Bernardo do Campo. O executivo concedeu entrevista a Automotive Business durante o lançamento do carro.
Automotive Business - O New Fiesta sedã passará a ser produzido no Brasil, como ocorreu com o hatch? Quando isso deve ocorrer?
Oswaldo Ramos - Nunca houve planos de produzi-lo aqui (em São Bernardo do Campo). Nosso carro de volume é o hatch. (Nota da redação: fontes ligadas a Automotive Business informam que a próxima geração do Fiesta chegará em 2017; o futuro hatch permanecerá em São Bernardo do Campo, SP, e o sedã será montado em Camaçari, BA.)
Por que vocês não trouxeram uma versão com motor 1.5 e acabamento mais simples como ocorre com o hatch? O fato de a cota ser pequena (800 a mil carros por mês) determinou a importação de modelos mais rentáveis?
Não só uma questão de retorno financeiro. Percebemos que um carro muito básico não vende. E o projeto do New Fiesta sedã é adequado para atacar a faixa premium.
Mas você nos disse que nos mercados americano, canadense e mexicano há uma demanda de versões mais simples do carro...
São carros comprados por locadoras ou vendidos muitas vezes na Flórida, onde o mercado é muito heterogêneo (...) Percebo que as exigências atuais em termos de segurança encareceram os carros e acabaram aumentando a demanda por equipamentos. O New Fiesta sedã veio brigar nesse segmento.
A Ford tem expectativa sobre a versão mais completa, Titanium PowerShift, automática. Como você imagina o mix de vendas?
Acreditamos que 60% ou mais dos carros vendidos serão completos. Ainda não temos ideia da versão de entrada (SE manual). A demanda vai definir.
A Ford informou recentemente que a versão automática PowerShift responde por 20% das vendas do New Fiesta hatch. Você pode falar a respeito?
Na verdade, os pedidos da rede por esse câmbio chegam a 30%. Na cidade de São Paulo, mais de 50% querem o carro com câmbio PowerShift.
Recentemente, a Volkswagen apresentou um Fox com motor 1.0 de três cilindros (BlueMotion, veja aqui). Tudo indica que a Ford fará um motor semelhante em Camaçari. O New Fiesta hatch terá uma versão 1.0?
O New Fiesta hatch não terá motor 1.0. Se nos perguntassem o que planejamos, eu responderia que planejamos equipar mais.
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