Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 18/07/2013 | 06h33

Audi A3 Sportback traz várias mudanças

Agradável de dirigir, o carro tem versões 1.4 e 1.8 e preço inicial de R$ 94,7 mil

MÁRIO CURCIO, AB

As 27 concessionárias Audi já vendem o novo A3 Sportback. Muito agradável de dirigir, ele chega com dois motores a gasolina, 1.4 TFSI de 122 cv de potência e R$ 94,7 mil e 1.8 TFSI de 180 cv e preço sugerido de R$ 124,3 mil. “Em um ano cheio, pretendemos chegar a 1,5 mil unidades”, afirma o gerente de marketing de produto, Gerold Heinz Pillekamp Filho.

Como na versão Sportback anterior, os compradores terão entre 25 e 45 anos. “Mas nessa nova geração, por causa do motor 1.4 e das mudanças, a parcela do público feminino subirá de 25% para 40%”, diz Pillekamp. “No mix de vendas, o 1.8 terá 60%.” Até o fim do ano, a Audi estima vender 800 unidades do A3, que equivaleriam a 11,4% dos 7 mil carros planejados pela marca para 2013.

“É um dos lançamentos mais importantes para nós este ano”, diz o gerente de marketing. Este “um dos” é porque em março a Audi lançou o A4 Attraction, versão de entrada de seu sedã mais vendido, com igual previsão de 1,5 mil carros em 12 meses.

“Também traremos o A3 sedã”, afirma o presidente da Audi do Brasil, Leandro Radomile. “Queremos importar ainda no primeiro semestre de 2014. É um carro com espaço semelhante ao de gerações antigas do A4.” Os novos A3 são fabricados sobre a plataforma modular MQB, a mesma da sétima geração do Golf. Radomile torce pela volta da produção do carro no Brasil (veja aqui). Num almoço com jornalistas, o executivo recordou a recente abertura de uma concessionária em Santos (SP) e outra em João Pessoa (PB). “As próximas serão em Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Aracaju (SE) e Vitória (ES).”

MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS
Audi Tela de sete polegadas emerge do painel. Navegador é item opcional. Botão seletor no console é sensível ao toque; permite escrever com o dedo, facilitando a localização de um endereço, música ou nome na agenda de um celular

A nova geração do A3 Sportback manteve as dimensões externas muito próximas às do carro antigo. O comprimento é de 4,31 metros. A distância entre eixos, porém, aumentou 5,8 centímetros, resultando em mais espaço.

Na nova geração, o carro ficou até 90 quilos mais leve. Boa parte dessa redução ocorreu na carroceria, que agora utiliza diferentes tipos de aços de alta resistência. “Sua rigidez a torções aumentou de 35% a 40%”, afirma o consultor técnico da Audi, Lothar Werninghaus. “Não se ouvem rangidos ou estalos.” Também para redução de peso, capô e para-lamas dianteiros agora são de alumínio.

O motor 1.8 combina dois tipos de injeção, direta e indireta. Elas entram em ação de forma independente ou combinada, conforme a condição de uso, favorecendo desempenho, economia e redução de emissões. Todas as versões trazem sistema Start-Stop, câmbio S tronic de dupla embreagem e sete marchas com possibilidade de trocas por aletas atrás do volante. Os carros vêm com seis airbags, um deles para os joelhos do motorista.

Redesenhado, o A3 Sportback tem frente mais baixa, vincos laterais mais fortes e a traseira parece agora mais baixa e larga por causa do formato horizontal das lanternas. O painel tem uma tela de sete polegadas. O sistema de som é item de série e traz uma solução interessante. Como o estepe fica no fundo do porta-malas com sua parte côncava virada para cima, a Audi aproveitou esse espaço e a boa acústica que oferece para encaixar ali um subwoofer.

Um item que facilita a vida do motorista e passageiros é comando central por seletor giratório e sensível ao toque no console. Sobre ele é possível escrever com a ponta dos dedos e facilitar a localização de músicas no rádio ou nomes na agenda de um celular, por exemplo.

A versão 1.8 conta com o Audi Drive Select, uma função que permite optar por uma entre cinco formas de dirigir: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual. O ar-condicionado com duas zonas independentes de temperatura também é exclusivo do 1.8. Muitos vão chiar, mas o revestimento de série dos bancos é de tecido para todas as motorizações. Vale dizer que eles têm espuma firme e seguram bem o corpo em curvas.

DESEMPENHO E CONSUMO
Audi
O motor 1.4 tem 122 cv e o 1.8, 180 cv. Porta-malas leva 380 litros de bagagem. Sob o tapete e dentro do estepe fica o subwoofer, que aproveita o espaço e a acústica do local para reprodução de sons graves

Automotive Business dirigiu por cerca de 100 quilômetros uma versão 1.8 TFSI. O banco do motorista tem regulagens elétricas para tudo, inclusive apoio lombar. A vida é mansa também para o passageiro, que não tem ajustes elétricos, mas conta com diferentes regulagens manuais.

Depois de achar a posição ideal, é só alegria. O carro é muito estável e transmite segurança. Também tem ótima capacidade de aceleração e retomadas de velocidade. Segundo a Audi, o 1.8 TFSI vai de zero a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge 232 km/h de velocidade máxima. O consumo combinado (cidade-estrada) informado pela Audi é de 18 km/l. Para a versão 1.4, a Audi informa zero a 100 km/h em 9,2 segundos e 203 km/h. Seu consumo combinado é de 20 km/l.

O A3 Sportback tem espaço razoável para quem viaja no banco traseiro e o porta-malas de 380 litros atende à proposta do carro. Em maio deste ano a Audi começou a vender o A3 Sport, versão de duas portas também equipada com motor 1.8. Em 12 meses, a empresa quer atingir 200 unidades dessa opção, cujo preço sugerido é de R$ 115 mil.



Tags: Audi, A3, Sportback, A4 Attraction, Leandro Radomile, Gerold Heinz Pillekamp Filho, Lothar Werninghaus, Audi Drive Select, subwoofer, TFSI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência