Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 18/07/2013 | 15h30

Motos exibem forte queda nos emplacamentos

Feriado em São Paulo influencia negativamente o setor e inadimplência ainda é entrave

MÁRIO CURCIO, AB

As vendas de motos continuam num ritmo fraco. Na primeira quinzena de julho forma emplacadas 64.252 unidades, resultando em queda de 10,51% ante o mesmo período do mês passado. Na comparação com a primeira metade de julho de 2012, a retração é pouco menor, de 9,83%. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.

Outra notícia ruim é a média diária de emplacamentos em julho, de 5,84 mil unidades. O mercado e a Abraciclo esperavam que essa média estivesse ao redor de 6,5 mil motocicletas no segundo semestre. “O mês está completamente fora das expectativas, mas é preciso lembrar São Paulo teve um feriado na segunda semana (9 de julho, data comemorativa da Revolução Constitucionalista)”, afirma Francisco Mendes, sócio da consultoria Autoanálise.

“O que ainda não se sabe é se houve um represamento dessas vendas, que eventualmente irão desaguar na segunda quinzena. Estamos agora em stand by, esperando os números da segunda quinzena. Se essa retração se confirmar e julho for mesmo ruim, teremos de revisar nossas projeções baixo”, revela Mendes.

O consultor recorda também que o índice de inadimplência de veículos se mantém acima de seis pontos porcentuais há mais de um ano. “Embora os dados do Banco Central não sejam específicos sobre a inadimplência de motos, a informação extraoficial é que ela é mais alta”, diz Mendes.

Ele recorda que a inflação também tende a puxar para cima as taxas de juros. Segundo a Abraciclo, que reúne fabricantes do setor, o ritmo diário de vendas e os dias úteis da segunda quinzena do mês indicam que o volume total no fechamento de julho poderá se equiparar ao junho. No acumulado de 2013 foram emplacadas 812.504 motocicletas, queda de 11,67% em relação a igual período do ano passado.



Tags: Motos, motocicletas, Abraciclo, Francisco Mendes, Autoanálise, Abraciclo, emplacamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência