Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 18/07/2013 | 19h05

Vendas globais avançam 3,4% no semestre

Consultoria Polk projeta alta de 4,4% para o ano

REDAÇÃO AB

Dados preliminares da consultoria Polk, dona do provedor Carfax, que reúne informações sobre o setor automotivo, revelam que as vendas mundiais de veículos leves avançaram 3,4% no primeiro semestre em comparação com mesmo período do ano passado, para algo como 1,21 milhão de unidades.

Exceto pela Europa, todas as regiões do mundo apresentaram crescimento nas vendas de veículos, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde os emplacamentos saltaram 5% neste primeiro semestre contra igual intervalo do ano passado, impulsionado pela China, o maior mercado do mundo.

Enquanto isso, os países do Velho Continente ainda registram influência negativa da crise econômica sobre o mercado de veículos: entre janeiro e junho deste ano, a Europa Ocidental comprou 11% menos carros na comparação com iguais meses de 2012; na Europa Oriental, o índice foi de 2% menos.

PROJEÇÕES

A queda de 2,2% das vendas globais em junho sobre igual mês de 2012 não foi suficiente para interferir na projeção positiva do desempenho global publicada no início do ano. A revisão prevê alta de 4,4% das vendas de 2013 sobre as de 2012, para 74,6 milhões de unidades, um novo recorde mundial, informa a Polk.

O volume será fortemente puxado pelas vendas na Ásia-Pacífico, cujo crescimento deverá ser de 7% sobre 2012. Na China, a consultoria prevê aumento de 2,4%. Nas Américas, enquanto a Nafta deve superar as vendas registradas no ano passado, a previsão para a América Latina mostra queda de 1,2%.

Europa Ocidental terminará o ano com a quarta queda consecutiva e com o menor volume registrado desde 1985. Por lá, só o Reino Unido deve encerrar o ano com crescimento, aponta a Polk. Na Europa Oriental, é esperada queda, a partir de uma piora prevista para o mercado russo.

Em 2014, a consultoria espera que as vendas excedam em 4,3% as deste ano, para um volume de 77,8 milhões de veículos leves em todo o mundo.



Tags: Vendas globais, Polk, consultoria, Ásia-Pacífico, Nafta, América Latina, China, Europa.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência