Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 26/07/2013 | 17h50

Fim de julho marca sesquicentenário de Henry Ford

No sábado, 27, empresa realiza grande evento com familiares, colaboradores e ex-funcionários

REDAÇÃO AB

No dia 30 de julho, o criador da linha de montagem para produção em série de automóveis, Henry Ford, completaria 150 anos. Para homenagear o fundador da companhia, a Ford realiza uma série de eventos nos Estados Unidos e outros países.

A cidade de Dearborn, Michigan, onde a Ford nasceu e ainda mantém sua sede mundial, realiza no sábado, 27, um grande evento com familiares, funcionários apesentados, empregados e representantes do Museu Henry Ford e da Universidade de Michigan.

Chamado “Coming Together: a Celebration of Henry Ford's 150th Birthday”, o encontro ocorre no Henry Ford Estate, também conhecido como Fair Lane, casa onde o fundador morou e foi transformada em memorial.

O presidente do conselho da empresa, Bill Ford, e Edsel Ford, descendentes de Henry, darão depoimentos na comemoração, que terá também a exibição de veículos históricos, shows de música, dança, feira de produtos agrícolas e artesanato – assuntos que faziam parte das paixões de Henry Ford.

O impacto de Henry Ford no mundo é praticamente imensurável. A introdução do automóvel que promoveu no mercado de massa levou a economia agrícola dos Estados Unidos e do mundo a uma nova era de prosperidade industrial e urbana. Muitos historiadores creditam a ele a criação da classe média na América.

A curiosidade e a vocação empreendedora de Ford foram responsáveis por uma longa lista de inovações dos automóveis, do motor V8 aos vidros de segurança. “Sua ideia de produzir carros com preço razoável ainda interfere em nossas ações e define nossa visão”, afirma Bill Ford.

A VIDA DO FUNDADOR

Henry Ford nasceu em 30 de julho de 1863, no condado de Wayne, em Michigan, nos Estados Unidos. A área depois se tornou Dearborn. Henry era o mais velho de seis irmãos. Trabalhava na fazenda da família e visitava a cidade com o pai, onde teve contato com a mecânica, vendo as primeiras tecnologias de motores e máquinas.

Em abril de 1888, Henry Ford casou-se com Clara Bryant. Começou a trabalhar como engenheiro na Edison Illuminating Company e progrediu rapidamente na carreira. Foi promovido a engenheiro-chefe em 1893, mesmo ano em que seu filho Edsel nasceu, e ganhou mais estabilidade financeira e liberdade para explorar os próprios experimentos.

Apesar da posição sólida na Edison Illuminating, Ford estava decidido a ingressar na engenharia automotiva. Nos anos 1890, concentrou seu interesse nos motores de combustão interna. Em 1901 surgiu a Henry Ford Company. O icônico Modelo T surgiu em outubro de 1908, dando início a uma nova era na América. Foi o nono veículo produzido por Henry Ford, que o chamou de “carro universal”. Podia ser mantido com facilidade e viajar por estradas precárias.

A produção do veículo em linha de montagem começou em 1913. Carregadores e transportadores aéreos traziam as peças para a linha de montagem móvel. Com isso, a produção aumentou, com redução de custo. Em 1914, com 13 mil empregados, a Ford produziu cerca de 300 mil carros, enquanto outras 299 empresas com 66.350 empregados fabricaram cerca de 280 mil unidades.

Mais informações sobre os 150 anos de Henry Ford estão disponíveis, em inglês, no site media.ford.com/mini_sites/10031/HenryFord150, e no Facebook, no http://bit.ly/HenryFord150.



Tags: Ford, 150 anos, Henry Ford, Bill Ford, Michigan, Edsel Ford.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência