Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 26/07/2013 | 20h35

Venda de ações na EADS infla resultado da Daimler

Apesar da queda nos ganhos de todas as divisões, lucro líquido soma € 5,1 bi no primeiro semestre

PEDRO KUTNEY, AB

O ganho de € 3,2 bilhões com a venda de participação na EADS (companhia aeroespacial europeia que controla a Airbus e divisões de defesa) salvou o resultado financeiro da Daimler no primeiro semestre de 2013. O lucro líquido apurado no período atingiu € 5,14 bilhões, em crescimento de 72% sobre os primeiros seis meses de 2012 (€ 2,998 bilhões). Isso apesar de o faturamento global ter ficado estacionado em € 55,8 bilhões, contra € 55,9 bilhões no exercício anterior.

Em relação ao lucro apurado antes do pagamento de despesas financeiras e impostos (EBIT, na sigla em inglês), de € 6,16 bilhões no primeiro semestre (41% maior do que em 2012), pouco mais da metade veio de retornos sobre investimentos, que totalizaram € 3,32 bilhões no período, cifra turbinada pela venda de ações da EADS. Ou seja, 54% do resultado semestral da Daimler vieram de fora de sua principal operação, que é produzir e vender veículos.

A Daimler vendeu no mundo todo no primeiro semestre 746.222 automóveis Mercedes-Benz (+5%), 225.196 caminhões (-2%), 122.059 vans (+1%) e 13.946 ônibus (+5%). O aumento das entregas em unidades, no entanto, não se refletiu em aumento de faturamento, nem de lucros. O motivo é a expansão de vendas de modelos de menor valor, principalmente na divisão de veículos de passageiros. No caso do segmento de caminhões, o recuo nos negócios em quase todos os mercados foi parcialmente compensado pelo resultado positivo na América Latina (excluindo o México), região onde as vendas avançaram 44%, de 20,1 mil para 29 mil unidades.

Houve queda do EBIT em todas as divisões: de menos 42% na unidade de veículos de passageiros (€ 1,5 bilhão), de 39% na de caminhões (€ 550 milhões), de 22% na de vans (€ 285 milhões), de 7% no braço de serviços financeiros (€ 633 milhões) e a operação de ônibus apresentou prejuízo antes de juros e impostos de € 4 milhões no período – uma substancial redução das perdas, que chegaram a € 64 milhões entre janeiro e junho de 2012.

No semestre houve redução do faturamento na Europa Ocidental (-2%) e na Ásia (-13%), com expressiva queda de 18% na China. As receitas cresceram 5% na América do Norte (mais significativamente nos Estados Unidos, com avanço de 8%) e 14% nos demais mercados mundiais, o que não foi suficiente para compensar a retração nos países asiáticos e europeus.

Com boa parte do portfólio de produtos renovada, a companhia prevê que os próximos meses tragam resultados positivos. “Lançamos o novo Classe S em maio, com excelente resposta do mercado, e nossa ofensiva no segmento de modelos compactos continua muito bem-sucedida. A completa renovação da linha de caminhões Mercedes-Benz na Europa, a primeira totalmente disponível com tecnologia de controle de emissões Euro 6, também foi muito bem-recebida pelos clientes. Com o resultado dos novos produtos, bem como de nossos programas de eficiência em curso em todas as nossas unidades de negócios, além do desenvolvimento de mercados que são especialmente importantes para nós, podemos assumir que nossos ganhos no segundo semestre de 2013 serão significativamente melhores do que nos primeiros seis meses do ano”, avaliou Dieter Zetche, presidente mundial da Daimler.



Tags: Daimler, Mercedes-Benz, EADS, Airbus, balanço, resultado, lucro, faturamento, vendas.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência