Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 29/07/2013 | 17h17

MAN desenvolve protótipo para coleta de lixo

Caminhão que será testado em São Paulo deve chegar ao mercado em 2014

REDAÇÃO AB

A MAN Latin America desenvolveu um novo protótipo do caminhão Volkswagen Constellation 23.230 6x2 Compactor que será testado pela Loga, uma das empresas do Grupo Solví e responsável pela coleta de lixo na capital paulista. Criado em parceria com a holding, o modelo vocacional está equipado com o novo motor MAN D08 de quatro cilindros, que apresenta 850 Nm de torque, equivalente a um motor de seis cilindros.

O propulsor com tecnologia EGR, que dispensa o uso de ureia (Arla 32), entrega 230 vc de potência, o que lhe confere característica mais robusta para atender as exigências desta operação. A cabine também foi modificada: três assentos para passageiros mais o do motorista e maior ângulo de entrada, o que permite ajustar a cabine ou a suspensão dianteira com relação ao chassi. O caminhão tem capacidade para transportar até 13 toneladas de resíduo por viagem: na frota da Loga estão programadas seis viagens por dia.

“Conseguimos desenvolver um caminhão dedicado às operações de coleta de resíduos sólidos da Loga. Fabricado com motor próprio e com a potencia ideal para as suas atividades. Esse modelo, após ser testado em uma aplicação severa como a coleta de lixo, também poderá ser oferecido para o transporte de bebidas. A previsão de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro é para o próximo ano”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America.

A parceria entre a montadora e o Grupo Solví nasceu há 16 anos, período em que foram desenvolvidos sete protótipos em conjunto com a engenharia da fábrica da MAN em Resende (RJ).

“No início foi tudo muito difícil e não existia no mercado brasileiro um caminhão dedicado ao nosso negócio. Atualmente, a MAN é a única montadora que consegue atender as nossas necessidades. Com o desenvolvimento do protótipo VW Constellation 23.230, estamos buscando uma maior produtividade com o novo motor, um menor custo de aquisição e manutenção, segurança e conforto para os nossos funcionários e clientes”, comenta Luiz Fernando Lopes, gerente de suprimentos e equipamentos da Solví.

Atualmente, a frota da Solví conta 842 caminhões próprios, dos quais 95% são da marca Volkswagen.



Tags: MAN, caminhão, protótipo, Constellation, EGR, Ricardo Alouche, Solví.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência