Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 30/07/2013 | 17h30

Escola Senai em fábrica da VW completa 40 anos

Parceria já formou mais de 6 mil profissionais

REDAÇÃO AB

A unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que funciona dentro da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) completou 40 anos no último mês de maio. É reconhecida como a primeira escola do ramo de ensino dual da indústria no País e ao longo de sua existência formou mais de 6 mil profissionais.

Atualmente, o Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai, como é conhecido, forma em média 60 profissionais por ano nos cursos para mecânico industrial e técnico em mecatrônica, com uma grade que abrange áreas como elétrica, manutenção mecânica, solda, usinagem e robótica entre outras. A estrutura envolve 12 professores, 19 salas de aula e laboratórios.

“A capacitação de profissionais faz parte da cultura da Volkswagen, desde o início de suas operações, na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos introduzir esse modelo por meio de uma parceria com o Senai, que se tornou referência no País. Essa aposta em jovens talentos é uma estratégia muito positiva, que gera benefícios à empresa e à sociedade”, disse Holger Rust, vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen do Brasil.

A formação profissional dentro da Volkswagen no Brasil teve início em 1968, quando foram instituídas ações para a alfabetização e capacitação dos empregados em atividades específicas da produção da marca na época. Eles também eram enviados para as escolas do Senai da região. Em 1971, foi firmada uma parceria entre a montadora e o Senai para desenvolver um programa de formação profissional dentro da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Dois anos depois, em 1973, era inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen Senai, que no início atendia até 1 mil alunos por ano. No local, também funcionava escola de 1º e 2º graus, em módulo supletivo para oferecer a oportunidade de alfabetização aos funcionários. A última turma se formou em 2002.



Tags: Senai, Volkswagen, ensino, profissionais, curso, mecânica, mecatrônica.

Comentários

  • Alexandre Zecchi

    Pela concorrência (apenas 60 alunos por ano) e por estar dentro de uma das melhores firmas (palavra alemã que siginifica empresa/compania), esta escola SENAI deve ser referência e formar ótimos profissionais... Me formei no SENAI Itu/SP em 1991... É uma pena que atualmente os SENAI's próximos da minha cidade (Indaiatuba/SP) não sejam mais referência pois não formam mais bons profissionais!

  • Roberto A. Carrion

    Que saudade Boa! Zezo, Carlão, Paulão,Nadir, Gladis e outros tantos.... Foi uma das melhores escolas que eu já frequentei. Os professores eram todos pessoas especiais com muita vontade de ensinar. Essa escola me ajudou muito a ser o profissional que sou hoje. Muito Obrigado aos professores antigos e atuais!!!!!!!

  • gilliard

    Gostaria muito de ter a oportunidade de fazer um curso neste nível de aprendizado pois vejo que no estado do rio de janeiro é impossível de si capacitar, pois não temos tal oportunidade

  • Marcos Antonio Bartoleti

    É com muito orgulho que escrevo sobre o Senai VW. Estudei nesta escola excelente e ela me proporcionou ser o profissional que sou hoje. E que saudade de usar aquela blusa do Fusquinha bordado nas costas. À todos os professores o meu muito obrigado por tudo que aprendi. Abraço...

  • Orlando Galdino da Silva

    Existe na história do Centro de Formação Profissional Volkswagen , carinhosamente chamado "Escolinha Volkswagen",um "LAPSO" de Tempo e de Memória ! De Tempo, porque a "ESCOLINHA" começou a funcionar em tempo integral , em JUN 1972 , portanto ,antes da "Inauguração Oficial". De Memória, porque houve uma turma em 1972 . Nossa "turma'' de Junho 1972 , continua unida , reunindo-se frequentemente , e com muito orgulho por considerarem-se como ex - Alunos da “ 1º Turma da Escolinha” , ainda que a história oficial diga o contrario. Ficamos feliz , em verificar, que ao mostrar turmas da “ Escolinha” , apareça um foto da aula de Desenho Técnico com o Prof. Carlos Suto , que mostra nossa turma com seus “Blusões Azuis” (Data Venia , “Emblema” criado por nosso amigo Carlos Watanabe ). O Que se escreve , e que fica,torna-se a história oficial , mas , a História Real não deve ser apagada e nem esquecida. Abç . Orlando Galdino da Silva ( Ex-Aluno)

  • Gilmar Viana Conceição

    Sou da turma de 1975 e gostaria demais de manter contatos com o pessoal da época.abs

  • sergio Aparecido sartorelli

    Bom dia, sou da turma de 1974 e já não me recordo muito da maioria dos alunos,mas tenho muito orgulho de ter estudado nessa Escola maravilhosa,e gostaria se possível reencontrar essas pessoas ou os contatos dos colegas da época.

  • Harald

    Se eu pudesse retornar no tempo então que seja para 18.01.1982, essa foi a data em que comecei na Escolinha e que até hoje me traz saudosas lembranças. Muito obrigado à todos os professores da época em especial ao Prof. Norberto da mecanica de autos.

  • Ivan Dimitrova

    Sou da turma janeiro de 1973, o cfp vw foi a minha base de formação de caráter e cultural, fiz elétrica e não exerci a profissão depois de formado, mais o cfp com seu método de ensino foi o alicerce pra minha vida pessoal e profissional mesmo não exercendo carreira em que me formei. Não tenho contato de ninguém desta turma, mais agradeço a todos eles e a vw por tudo que fez por nós.

  • AfonsoMaria Betti

    Eusou da turma de jul/76 a jul/78, foi a primeira turma para os cursos de serralheria e afiação de ferramentas com duração de 2 anos ( 4 termos) e não 3 anos. Considero o Senai a melhor escola que temos no Brasil em todos os sentido, na formação de profissionais e também na formação de cidadãos. A estrutura que tinhamos no Senai da VW era inigualável, instalação, professores e instrutores das oficinas, onde eles sempre foram dedicados e comprometidos em dar o melhor de si para nós alunos. Eu agradeço a oportunidade que eu tive de ter estudado no Senai da VW, uma das melhores escolas de formação profissional que conheço até hoje.

  • Flávio F. Gonçalves

    Souda turma de fevereiro de 75 ,me aposentei na VW como mecânico de manutenção, iniciei no atletismo ganhando a primeira prova de pedestrianismo dentro da fábrica. Só tenho ótimas recordações daquele tempo.

  • ELIGAMA DOS SANTOS

    Fuialuno da escolinha Volkswagen em junho de 1977 a junho de 1979 e gostaria muito de me comunicar com esta turma que fez o curso de ferramentaria, e também relembrar o emblema nas costas do blusão azul do uniforme. Muita saudades...

  • ReginaldoRuffoJunior

    Fuida época de 1973 completei o Senai como ferramenteiro . Me lembro da professora Sônia de geografia era alta de Santos eu tbm sou de Santos .me lembro : Pedro Paulo Duarte , Edson Gamba , Wanderlei Pires , ..etc... no clube da w , meu técnico professor Fidelis , éramos uma equipe participavamos de varios esportes representando a W. quero muito ainda poder visitar a W .antes de morrer ...um abração muitas saudades dos anos dourados

  • CarlosRossi

    Comeceiminha carreira profissional como aprendiz de ferramentaria na VW em 1968 com 15 anos, em 18.12.1970 na Ala 13 houve um grande incêndio????????????, neste dia está saindo do curso de aprendiz da VW para formação como Técnico Industrial no Instituto Nobel de Tecnologia em São Paulo e depois Engenheiro Mecânico, hoje trabalho na Cia do Metrô de São Paulo à 45 anos!

  • Cristiano

    Eufui um dia e desisti: aos 16 anos me parecia muito assustadora a idéia de passar o dia inteiro no SENAI e a noite ainda ir para a escola, Para completar as piadas de que seríamos PEÕES AVANÇADOS me desanimou ainda mais. No que seria o segundo dia de aula eu fui lá e desisti. Curti minha adolescência e ingresse na área de TI, onde estou há 14 anos. Como amo carros talvez tivesse sido uma coisa boa ter feito o SENAI - até porque poderia depois continuar fazendo outros cursos e faculdade. Mas na écpoca com 16 anos de idade a idéia de sair 5 horas da manhã de casa e voltar apenas após a meia noite e estudar aos sábados não me parecia nada legal. Não digo que me arrependi e nem que faria diferente se fosse hoje, mas sem dúvidas foi um dos momentos decisivos da minha vida.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência