Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 31/07/2013 | 12h20

Câmbio do Mustang agora com cara de joystick

Ford adota conceito de resposta tátil em seu modelo mais emblemático

REDAÇÃO AB

Para proporcionar uma experiência ainda mais completa na direção de um Mustang Shelby GT500,a Ford adotou o conceito de resposta tátil, muito usado em joysticks de videogames e celulares, na manopla do câmbio do modelo, que vibra para sinalizar ao condutor o tempo ideal de mudança de marcha.

Desenvolvido pelo engenheiro da montadora Zach Nelson, utiliza tecnologias da plataforma OpenXC da Ford, impressão 3D, conectividade sem fio e o Xbox 360 da Microsoft. A OpenXC permite aos desenvolvedores criarem a aplicativos acessando informações do carro, como ângulo do volante, posição GPS e velocidade, por uma porta de diagnóstico.

Isso é possível porque o aplicativo usa informações do motor transmitidas em tempo real, como rotações por minuto, posição do pedal do acelerador e velocidade do veículo para calcular o ponto ideal de troca de marcha. Os dados são então transmitidos por meio de um tablet por conexão Bluetooth, usando um adaptador OpenXC.

Historicamente a personalização tem sido protagonista na trajetória de sucesso do Mustang, que agora, além das tradicionais mudanças no motor e estéticas, chegou também aos softwares – a exemplo claro do câmbio joystick. O aplicativo pode ser usado, ainda, em outros veículos, bastando para isso um ajuste da calibração à curva de torque do motor e ao estilo do motorista. “O OpenXC é uma grande plataforma para o desenvolvimento de aplicativos e upgrades. O mesmo conceito também pode ser aplicado em transmissões automáticas com trocas no volante e direção elétrica”, diz Nelson.

Veja abaixo o vídeo de como funciona o câmbio tátil da Ford:



Tags: Ford, Mustang Shelby, Câmbio, Joystick, OpenXC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência