Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Lifan Foison chega ao Brasil no último trimestre de 2013
Utilitários Lifan têm motor 1.3 de 16 válvulas (Fotos: Mário Curcio)

Indústria | 02/08/2013 | 14h30

Lifan Foison chega ao Brasil no último trimestre de 2013

Utilitário será montado no Uruguai a partir de kits fornecidos pela fabricante de Chongqing

MÁRIO CURCIO, AB | De Chongqing (China)

Para ganhar um mercado que cresce nos grandes centros urbanos, o de utilitários de pequeno porte, a Lifan promete trazer ao Brasil no quarto trimestre deste ano a picape Foison, um modelo de cabine simples com capacidade para 800 quilos de carga equipado com motor 1.3 de 16 válvulas. Na China ele rende cerca de 90 cv de potência.

O veículo a ser vendido por aqui será feito na província de San José, Uruguai, na mesma linha de onde sai desde o primeiro semestre o utilitário esportivo X60. Sua produção também ocorrerá a partir de kits semidesmontados provenientes de uma das unidades da Lifan de Chongqing.

“A fábrica do Uruguai está pronta para começar a produzir a Foison. Estamos aguardando a homologação da picape, que virá numa configuração mais completa”, afirma o diretor de marketing da Lifan do Brasil, Luiz Zanini.

A unidade de Chongqing de onde saem os pequenos utilitários e os kits a serem enviados ao Uruguai fica em um novo distrito industrial. Com três anos e 180 mil metros quadrados, emprega cerca de mil metalúrgicos, que podem trabalhar em dois turnos se houver demanda. Segundo Zanini, as encomendas ditam o ritmo da produção.

Lifan
Unidade de Chongqing tem 180 mil m² e capacidade anual de 85 mil utilitários

A capacidade anual é de 85 mil unidades. Destas, 50 mil são picapes (de cabine simples ou dupla) e 35 mil, modelos com carroceria fechada (van e furgão). A fábrica tem a própria estamparia e os câmbios e motores são montados na unidade onde são feitos os veículos de passeio.

SIMPLES COMO A MAIORIA DOS UTILITÁRIOS

Automotive Business teve um contato rápido com essa picape e também com a cabine dupla Seasion, que pode chegar ao Brasil a partir do segundo semestre de 2014. O câmbio tem engates fáceis. Já o fechamento das portas requer mais força que o usual. O material de acabamento interno é simples, mas sem ser descuidado. O ar-condicionado mostrou-se eficiente no calor de quase 40 graus de Chongqing. “As versões de entrada não deverão ter o equipamento”, diz Zanini.

Lifan
Picape Foison tem cabine simples e capacidade para 800 kg de carga. Cabine dupla Seasion pode vir em 2014. Ambas utilizam motor 1.3 de 16 válvulas

O espaço dianteiro é aceitável e a posição de dirigir agrada. O banco traseiro da cabine dupla tem encosto muito ereto. O trajeto curto e as caçambas vazias não permitiram um bom julgamento sobre o desempenho. Entretanto, o torque de cerca de 11 kgf.m é baixo para um veículo 1.3 de carga, mas a Foison deve levar vantagem sobre seus concorrentes com motor 1.0 à venda no Brasil, caso da Hafei Towner picape, que transporta 200 quilos a menos que a Foison.

Como a VW Kombi deixará de ser produzida por não atender à necessidade de airbags e freios ABS obrigatório em todos os veículos produzidos e vendidos no Brasil a partir de 2014, a Lifan cogita a possibilidade de montar também no Uruguai as versões furgão e van da Foison.

Lifan
Lifan estuda a possibilidade de montar no Uruguai modelos Foison com carroceria fechada



Tags: Lifan, Foison, picape, Seasion, Hafei Towner, Luiz Zanini, X60, Uruguai, San José, Chongqing.

Comentários

  • welington gonçalves de souza

    Boa tarde só gostaria de saber qual é a largura e o comprimento da carroceria com o baú ,mas tem que ser o espaço fisico e quanto que sai o valor dela com o baú já de fabrica ,e este baú ele é forrado com alguma proteção tipo madeira etc isso faria as amarrações de cargas internas e a parte de fora seria na cor branca na parte deo baú

  • celio roberto costa

    Ester furgao tem sem banco para trabalhar com mercadoria

  • Luiz Alberto Faria Ferreira

    Quando chegará no Brasil a van faison

  • Mário Curcio

    Luiz, desde o início da produção uruguaia da picape Foison a Lifan jamais cravou uma data para trazer as versões furgão e de passageiros desse modelo. A produção no país vizinho está parada há cerca de um ano.

  • Helea

    ótimatarde! Estou procurando um Foison para comprar para empresa, por favor onde encontro um Foison 5 lugares? Arte.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência