Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 08/08/2013 | 21h20

Ford lidera ranking de carros mais vendidos do mundo

Focus foi líder no primeiro semestre de 2013

REDAÇÃO AB

O Ford Focus foi o carro mais vendido do mundo no primeiro semestre de 2013, segundo dados divulgados pela Jato Dynamics. Foram emplacadas 523,9 mil unidades do automóvel no período, com expansão de 13,3% sobre o mesmo intervalo do ano passado. De acordo com a consultoria, o resultado foi influenciado pela boa aceitação do veículo nos dois maiores mercados globais: Estados Unidos e China.

Outro modelo da marca, a picape Série F, também teve grande demanda, ficando em segundo lugar no ranking, com 429,1 mil licenciamentos e aumento expressivo de 21,4% sobre o número alcançado há um ano. O Hyundai Elantra garantiu a terceira colocação, com 425,4 mil unidades e alta de 32,3%. Apesar de ter ficado na quarta posição entre os mais vendidos, o Chevrolet Cruze teve vendas 2,1% inferiores do que as registradas no ano passado, com 351,3 mil carros.

A Volkswagen foi a segunda marca mais vendida do mundo na primeira metade do ano, atrás apenas da Toyota, com 2,93 milhões de carros. Mesmo assim, teve apenas um modelo na lista dos cinco mais vendidos: o Passat, que apareceu em quinto lugar com 348,5 mil emplacamentos.

O sexto veículo mais vendido do mundo no primeiro semestre foi o chinês Sunshine Series, da Wuling, com 345,7 mil licenciamentos. O modelo perdeu várias posições no ranking, com retração de 45,1% nos volumes na comparação com a primeira metade de 2012. O veículo encerrou aquele ano como líder em vendas globais.

MARCAS

Entre as marcas, a Toyota manteve a posição de mais vendida no primeiro semestre, com 3,16 milhões de carros. Ainda assim, as vendas da companhia tiveram redução de 2,1% sobre o resultado de um ano atrás. A Volkswagen permaneceu na vice-liderança, mas mostrando tendência de crescimento, com alta de 8,5%. Em terceiro lugar está a Ford, com 2,66 milhões de licenciamentos e aumento de 10,5%. Em seguida aparecem a Chevrolet, com, 2,19 milhões de veículos, e a Nissan, em quinto lugar, com 1,88 milhão de carros.

BRASIL É O 4º MERCADO

Conforme o levantamento da Jato Dynamics, a China permaneceu como maior mercado mundial de veículos no primeiro semestre, com 9,29 milhões de unidades. O impressionante volume representa crescimento de 18,4%. Os Estados Unidos também seguem curva de expansão, com alta de 7,6% nas vendas para 7,8 milhões de carros, mantendo assim a segunda posição. Em terceiro lugar está o Japão, que teve 2,68 milhões de licenciamentos no primeiro semestre, com queda de 8,1%.

O Brasil foi o quarto maior mercado mundial, com 1,7 milhão de carros emplacados entre janeiro e junho e crescimento de 4,6%. Os números garantiram que o país ficasse à frente da Alemanha, que teve 1,6 milhão de licenciamentos, com retração de 8,1%.



Tags: vendas, mundial, mercado, ranking, liderança, Focus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência