Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 12/08/2013 | 15h46

Iveco aproveita crescimento da construção civil

Tector Concreto usa chassi mais resistente e recebeu itens adequados à nova função

REDAÇÃO AB

Com base em seu modelo 260E28 6x4, a Iveco apresentou o Tector Concreto. Segundo a fabricante, o caminhão resulta de uma grande pesquisa de mercado, que incluiu trabalhos de campo em clientes que atuam no segmento de construção, caso das empresas Cortesia e Supermix. A partir dos dados coletados, a montadora instalada em Sete Lagoas (MG) chegou a um veículo apropriado aos canteiros de obras.

O novo modelo faz parte de um dos principais segmentos de caminhões, o de semipesados com 26 toneladas de peso bruto total (PBT). Trata-se de um mercado de cerca de 9 mil unidades, das quais 25% utilizam o balão de concreto ou betoneira.

Segundo a Iveco, o aço utilizado na fabricação de seu chassi é o mesmo aplicado no off-road Trakker. O motor do Tector Concreto é um FPT de 280 cavalos de potência e 96,9 kgf.m de torque. Há duas opções de distância entre eixos, 3,69 e 4,81 metros. O tanque de combustível de alumínio tem 400 litros de capacidade. O banco de passageiro é biposto e há uma escotilha no teto que aumenta a circulação de ar no interior da cabine.

O tacógrafo é semanal. O volante tem ajuste de altura e o ar-condicionado é de série. Os vidros são verdes e ajudam a reduzir a incidência de raios solares dentro da cabine, além de diminuir a temperatura interna. Há ainda o espelho de aproximação do lado do passageiro, que auxilia o motorista a manobrar o veículo em áreas restritas e pequenas, comuns nos canteiros de obras.

Os freios têm ajuste automático e assim reduzem o número de paradas para manutenção. O escape vertical reduz o contato do motorista e ajudantes com a emissão de partículas. O lançamento traz ainda alarme sonoro de ré e defletor de ar da hélice do radiador, que diminui o excesso de poeira dentro das obras.



Tags: Iveco, Tector Concreto, Supermix, Cortesia, FPT.

Comentários

  • luciano r m

    olá boa noite eu gostaria que voces enviacem o este projeto de caminhao betoneira para a concremix em colatina Espirito Santo e falar mais sobre este caminhao que eu conheço com camçamba e com carroceria desde já obrigado

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência