Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 16/08/2013 | 18h34

Instituto Mauá terá centro independete de segurança veicular

Instalações em São Bernardo do Campo vão aproximar pesquisadores da indústria automotiva

REDAÇÃO AB

O superintendente-geral do Instituto Mauá de Tecnologia, Paulo Colli Bógus, e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, assinaram protocolo de intenções para viabilizar o primeiro centro brasileiro independente para certificação, prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisa em segurança veicular e mobilidade, incluindo testes de impacto, de acordo com normas brasileiras, americanas e europeias. A implantação desse laboratório no ABC também vai aproximar alunos e professores aos pesquisadores da indústria e mercados automotivos nacional e internacional.

O projeto, que está inserido nas diretrizes do programa Inovar-Auto, visa a incentivar a pesquisa e o desenvolvimento no País. O local previsto para a implantação é o futuro parque tecnológico de São Bernardo do Campo. Toda a estrutura deverá ser credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Nossa intenção é prestar serviços para empresas voltadas ao mercado nacional e internacional. Estaremos preparados para diferentes normas”, explica o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, coordenador do centro de pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia.

Para o engenheiro Marcello Alves de Souza, um dos desenvolvedores dos estudos preliminares e consultor técnico do projeto, a questão mais importante desse lançamento é tornar os veículos mais seguros para ocupantes e pedestres. “O objetivo é diminuir o número de fatalidades em acidentes”, diz Souza.

Segundo dados da prefeitura de São Bernardo do Campo, o ABC Paulista detém mais de 25% da produção de veículos no País, mais de 55% da de caminhões, cerca de 40% da força de trabalho do setor e 35% do total das exportações.



Tags: Instituto Mauá de Tecnologia, Paulo Colli Bógus, Luiz Marinho, São Bernardo do Campo, Inovar-Auto, Inmetro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência