Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Máquinas | 30/08/2013 | 13h19

Brasil financiará máquinas agrícolas em Senegal e Zimbábue, na África

Exportações fazem parte do Mais Alimentos Internacional e serão subsidiadas pelo Proex

REDAÇÃO AB

O governo brasileiro assinou um acordo com os países africanos Senegal e Zimbábue dentro do Programa Mais Alimentos Internacional que prevê o financiamento das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas por meio do Programa de Financiamento às Exportações (Proex).

O memorando foi assinado pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, pelo ministro das Finanças do Senegal, Amandou Kane, e pelo embaixador do Zimbábue no Brasil, Thomas Bvuma, na quinta-feira, 29, durante a Expointer, Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários que ocorre até domingo, 1º, em Esteio (RS).

“Estes acordos viabilizam importantes trocas comerciais com o continente africano para que possamos ter preponderância nestes mercados. Há uma grande convergência. Ajudamos no desenvolvimento destes países irmãos, com quem partilhamos um destino comum, e, ao mesmo tempo, desenvolvemos mais a nossa indústria de máquinas e equipamentos”, disse Schaefer durante a assinatura, na qual também mencionou ainda que o governo brasileiro pretende expandir os recursos do programa nos próximos anos.

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, disse que o Programa Mais Alimentos, pelos seus êxitos alcançados, passou a ter repercussão internacional e outros países vêm procurando adotar sistemas semelhantes e importar máquinas brasileiras para modernizar suas atividades agrícolas. “Dessa maneira, é possível aumentar a tecnologia e a produtividade no campo”, comentou.

Para o ministro das Finanças do Senegal, Amandou Kane, seu país se inspira no modelo do agronegócio brasileiro e busca implementar melhorias nas áreas de sementes e cultivo, irrigação e mecanização do campo. “Estou certo que os equipamentos brasileiros são os melhores para o Senegal porque possuem a tecnologia adequada para o uso em nosso país”, considerou.



Tags: Mais Alimentos, máquinas agrícolas, MDIC, exportações, Proex.

Comentários

  • ALCIDEMAR FRANCISCO DE OLIVEIRA

    Socorro a Africa precisa de alimentos .fomos a missao em Moçambique um Pais com terra fertil. precisa de maquinas e tratores. e semente . para tirar esta gente da base .da fome vi com meus olho como sao primitivos .mas trabalhadores e alegres com pouco. que colhem .sementes ,mesma que fazem plantaçoes a mais de cem anos esperamos que setor privado podera ajudar esta gente.no seu PAIS.antes faça migraçoes a outra Naçoes. aguardo que DEUS abençoe

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência