Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volkswagen vai parar de fazer o Polo no Brasil em 2014
Polo: fim da linha em 2014

Leves | 06/09/2013 | 21h50

Volkswagen vai parar de fazer o Polo no Brasil em 2014

Plano de produzir o Santana pode ser retomado em 2015, junto com nova geração do Gol

PEDRO KUTNEY, AB

A Volkswagen já tomou a decisão de deixar de produzir o Polo no Brasil a partir da metade de 2014, segundo apurou Automotive Business junto a uma fonte do setor. Tudo indica que o motivo seja a queda vertiginosa das vendas do modelo no mercado brasileiro, onde o Polo tem preço relativamente alto para sua categoria (R$ 47,5 mil o mais barato). Foram emplacadas apenas 3,6 mil unidades da versão hatch de janeiro a agosto deste ano, um tombo de 44% em relação ao mesmo período de 2012. A opção sedã vende mais, 6,2 mil nos oito primeiros meses de 2013, mas ainda assim em recuo de 30% na comparação com o ano passado.

A quarta geração do Polo começou a ser feita em 2002 na antiga fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP). Quando chegou, o carro trouxe consigo a modernização da linha de produção da unidade industrial instalada que opera na região do ABC paulista desde 1959. Mais tarde, emprestou sua plataforma para o Fox e o Novo Gol. Depois disso, o Polo brasileiro passou por duas reestilizações, em 2006 e 2011, mas sempre ficou defasado em relação ao modelo feito na Europa. Por aqui ele nunca foi um campeão de vendas, mas servia de opção de modelo compacto intermediário da marca no Brasil. Com a chegada de concorrentes no mesmo nicho, foi gradualmente perdendo espaço.

NOVO GOL E SANTANA

Se por um lado planeja enxugar o portfólio brasileiro com a eliminação de um modelo de baixo volume, por outro a Volkswagen ainda realinha seus planos de globalização da linha com a chegada de uma nova plataforma ao Brasil, trazida pela produção do compacto Up!, que começa em breve em Taubaté (SP). Assim como aconteceu com o Polo na década passada, agora será a vez do Up! transmitir seus conceitos ao resto da gama.

Isso já começou a acontecer antes mesmo do lançamento do modelo, com a adoção no Fox Blue Motion do motor EA 211 1.0 de três cilindros e 80 cv, com bloco e cabeçote de alumínio. Essa mesma motorização e partes da plataforma do Up! serão, com o tempo, estendidas a toda a gama de compactos da marca no mercado nacional.

Segundo fornecedores que já trabalham no desenvolvimento de peças para o modelo, a próxima geração do Gol com a nova plataforma está prevista para entrar em produção em meados de 2015. Antes disso, porém, o carro mais vendido do Brasil deverá oferecer opções com a motorização EA 211, não só o 1.0, também haverá o 1.6 de alumínio e até 120 cavalos, segundo revelou a Dayco, que fornecerá correias para os dois novos motores (leia aqui). Ambos deverão equipar quase todo o portfólio da marca no País já na linha 2015, a ser lançada em 2014, que além do Gol e Up! inclui Voyage, Fox e a picape Saveiro (esta só com o 1.6).

Ainda segundo fornecedores, o projeto de produção do sedã Santana no Brasil continua engavetado (leia aqui). Inicialmente previsto para entrar em produção no ano que vem, o Santana foi tirado dos planos, ao que parece, em função da prioridade de preparar a renovação do resto da gama. Mas o projeto poderá sair da gaveta em 2015, junto com o novo Gol, quando a Volkswagen espera conseguir alguns “ganhos de produtividade” na sua cadeia de suprimentos (leia-se redução de preço de peças), acenando com encomendas maiores para o principal lançamento da marca daqui a dois anos.



Tags: Volkswagen, Polo, Santana, Gol, produção, investimento, lançamento.

Comentários

  • gilberto furtado de souza

    E uma pena saber que o polo ira sair de linha,a volkswagen deveria batizar este santana de polo para renovação do modelo e não aposentar o mesmo.

  • Marcelo

    Essa VW prefere retirar de linha um ótimo carro do que abaixar um pouco o preço e ganhar no número de vendas. Lamentável!

  • Rostan.Lima

    Vai se uma pena desativa o polo, pois é um carro confortavel e de boa presença.

  • roberto

    a vw vai fazer uma grande burrada tirando o polo de linha.

  • jorge

    A vw , tem que deixar esse coservadorismo de lado e trazer logo o novo polo ela não renova o carro e que vendas alta com tanto carro moderno chegando no brasil Agorda vw o brasil do tempo de brasilia e fusquinha ja passou exemplo temos a fiat que tem versões do Punto 1,4,1,6 1,8 e porai vai ...porque ela acredita no brasil ,ai vem a vw e fala não pode trazer o polo porque é inviavel, custo elevado e etc.... Eu tenho o polo é um carro exelente tinha a esperança de ter o novo polo mas agora com essa palhaçada da vw eu continuarei por equanto com meu velho e otimo polo

  • SERGIO ROMERO

    Espero com grande entusiasmo a volta do excelente Volkswagen SANTANA que aliás,não deveria ter saído de linha.Seu sucesso em vendas dependerá exclusivamente do seu PREÇO ao consumidor,que na minha opinião deverá ser na faixa de 40.000,00.Quanto ao GOL,será uma grande burrada tirá-lo de linha,como fez com o PASSAT nacional.

  • Luiz carlos Loyola

    Não sei por qual motivo o Polo saira de linha, carro bom, manutenção zero, a volkswagem esta pecando nesse segmento, modernize, alguns itens dele e baixe em média seu preço em 8 % ...Que com certeza sua venda aumentara..Luiz Volks revitalize esse carro que é bom e bonito....Já posuir dois.

  • hank

    Penso que nosso povo aceita tudo e come com farinha mesmo! Colocar em produção um carro com 3 cilindros, já defasado em relação aos carros atuais que a VW produz aqui. O desempenho dessa plataforma de 3 cilindros é de perder pra ônibus lotado na arrancada em termos de desempenho. Carro com 3 cilindros com aquele desempenho eu não compro.

  • Aulus Tonussi

    Oi VW do Brasil, acorda!! Que bobeira tirar o Maravilhoso Polo de Linha.Já estou no meu quarto polo. Se para cada 6 propaganda de Gol, Voyage, etc. etc, fossem feitas 4 do Polo, tenho certeza não haveria a choradeira de que as vendas do modelo despencaram de 30 a 60%.Sempre tive VW,então aqui vai um apelo de um consumidor fiel: NÃO DEIXEM UMA DAS MAIORES ESTRELAS DA VW PARAR DE BRILHAR, VOCES VÃO SE ARREPENDER!!!! INVISTAM FIRME NUM DOS MELHORES CARROS JÁ PRODUZIDOS:: VW POLO !!

  • Humberto Lucenna

    A VW insiste em fórmulas ultrapassadas. Vai retirar o carro de linha, mas, vai substituir por outro tal e qual: caro e sem atrativos. Apesar de reconhecer os valores em termos de robustez mecânica da VW, vejo como descaso com o consumidor brasileiro o atraso tecnológico dos veículos produzidos no Brasil. São carros caros e que pouco oferecem. Os concorrentes só crescem! (ainda bem!) Em termos de sedan, que opção teremos? Um voyage vitaminado (Santana chinês)??? Voyage, jetta, passat...enfim...tudo igual....e igualmente pobres.

  • Luiz

    Puta merda, Que roubada. Polo foi o melhor carro que tive até hoje,claro que até 40 k.

  • leandro

    A vw mais uma vez de brincadeira! O gol era meu carro preferido da marca, até dirigir o primeiro polo(classic) 1998, um excelente carro. Agora tenho um 2007 sedan, como todos estão lfalando ótimo carro econômico já faz 3/5 anos com carro sem dar manutenção corretiva. Esta preste a trocar por outro mas agora com esta noticia que vai sair de linha fique na mão né vw do brasil. Era só abaixar um pouco o preço que iria continuar vendendo bem.

  • Marcio Martins

    Baixas vendas é claro, preço alto para o carro que não é renovado? Tenho um Polo Sedan é excelente carro, comparando com outros do seguimento do ano é muito superior a estrutura... por que matar carro? O carro ja deu o lucro que tinha que dar, para vender mais tem que baixar o preço... ou renova-lo!! E não retirar ele de linha... lamentável!

  • Bob

    Mas a vw é uma gracinha mesmo. Qualquer p* de carro na faixa de preço do Polo tem motor 1.6 infinitamente melhor, então, vá com Deus! Se tivesse esse motor novo de 16V eu animava comprar.

  • carlos

    Não entendo esse pessoal da VW , e porque nao atualizar esse modelo polo com o novo polo q roda na europa vai sabe !!

  • Almerindo Hennig

    É lamentável a atitude da VW retirar o Polo, principalmente o Polo Sedan do mercado. Porque não fazem uma reestilização baseada no Polo Alemão? Sem dúvida uma grande burrada! Trata-se de um carro gostoso de dirigir, econômico, tendo talvez como únicas restrições o câmbio automatizado e o preço um pouco salgado. Senhores executivos da VW, repensem o assunto, ainda há tempo de rever este tremendo equívoco!

  • Weschenfelder

    Cagada grande da VW Brasil tirá-lo de linha. O carro não está vendendo mais porque é velho, desde 2003 é o mesmo carro. Facelift não é inovação, é migué! Se o POLO 6R fosse fabricado no Brasil, com certeza já estaria negociando um.

  • MARCO

    tenho um polo sedan, e um tremendo carro, um dos melhores que existe no mercado, talvez o melhor na sua categoria de sedan compacto,pelo que ele oferece num todo,nao e um carro caro, por causa do custo beneficio, e uma pena se pararem de fabricar, mais enfim vai se fazer o que, e lamentável!!!!!!!!!!!!!!burros.

  • otoniel

    noticia ruin o polo e exelente carro, tenho um e pretendia comprar outro .

  • leandro

    mais uma da vw do brasil, sempre fazendo de seus consumidores de bobos, agora dá para entender po que a fiat vende mais que vw, quando tem um carro que esta bem ela tira de linha, não sei como ainda nõ tirou o gol

  • Lusiane

    Deixará de vender um excelente carro por pouca divulgação e investimento em acabamento. Pois, por si só o carro é ótimo...deve perder mercado por tais motivos. Aliás, é bem raro se ver propaganda do Pólo no Brasil tanto quanto em concessionárias da WW. É um carro de baixo consumo; excelente: motor; desempenho e dirigibilidade. Ale´m de contar com um seguro de valor bem baixo. Tenho um 2010 com seguro de R$ 970.00.

  • Almerindo Hennig

    Porque a VW não acompanha a tendência européia e reestiliza o POLO para torná-lo mais atraente ao público consumidor? O carro é ótimo, econômico, baixo custo de manutenção, no caso do sedan bagageiro espaçoso! O preço apenas que é um pouco salgado comparando com a concorrência. Acredito que a VW está fazendo uma grande besteira!

  • RODOLFO DE SALVO

    Estou no quarto POLO SEDAN, excelente produto. Porém, caso pare a produção, não há na Volkswagen nenhum substituto nesse preço a altura. Assim, dificilmente a VW se tornará líder do mercado até 2018 que é sua meta, pois terei que migrar para o concorrente, assim como farão 14% de seus cliente cativos. É lamentável! Rodolfo de Salvo

  • vera pereira

    Desde que lançaram o polo que possuo. Excelente carro, gostaria de comprar o 2015, mas estão vacilando. Basta baixar um pouco e vai disparar em vendas.

  • João

    Tenho a impressão que a VW vai atirar no próprio pé quando tirar o Pólo de linha. É notório que a baixa de vendas do automóvel se dar em decorrência do auto custo do carro, uma vez que o mesmo é desprovido de renovação e modernidade quando comparado com outros concorrentes. Traria o projeto do Santana para o Sedan e o projeto do Hatch seria o mesmo que já circula na Europa. Tudo isso associado a um preço final bem competitivo. Acredito que a montadora iria recuperar o topo das vendas e o consumidor ganharia o requinte e a satisfação.

  • tiago

    Pena tenho um Polo e não troco ele por outro carro pra mim ele é o carro de conceito e presença pensei em compra outro zero mais não troco ele por nenhum carro ele é o gol moderno sem defeito e o fox com designer de carro e estabilidade de grande carro melhor os dois sem defeito polo carrão vou ficar com meu ate voltar de novo a ser produzido polo europeu..........

  • Cássio Andrade

    e uma pena.. perdeu um cliente eu tenho um polo 2013 nunca mais compro carra da montadora Volkswagen

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência