Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Sustentabilidade | 10/09/2013 | 17h35

Legislação ambiental agrega valor

Sustentabilidade é parte de qualquer negócio

CAMILA WADDINGTON, PARA AB

Ser uma empresa social e ambientalmente responsável deixou, há muito tempo, de ser um diferencial de mercado, passou a ser condição indispensável para qualquer companhia que queira competir globalmente. Em síntese, foi essa a mensagem de Klaus Wagner Acerbi, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da Delphi América do Sul, em sua palestra “O impacto da legislação socioambiental”, apresentada no Workshop Os Desafios da Legislação Automotiva 2014, na segunda-feira, 9, em São Paulo. De acordo com Acerbi, desenvolvimento até meados da década de 80 era visto apenas sob a ótica financeira, comercial, administrativa. “Não havia preocupação com quaisquer consequências, bastava atender às leis, e era o suficiente.”

Essa realidade começou a mudar na década seguinte, quando no Brasil a questão ambiental passou a fazer parte da Constituição, criando sanções penais e administrativas pelo descumprimento. Com isso, afirma o executivo da Delphi, “a questão ambiental passou a ser levada a sério, e hoje protagoniza um índice na bolsa de valores, Investimentos Socialmente Responsáveis, que tem obtido enorme valorização nos últimos anos”. Fato é que, daqui por diante, o tema será cada dia mais relevante para as empresas, na figura da tão em voga sustentabilidade. “É parte do negócio, de qualquer segmento.”

E tem mesmo de ser. Afinal, os recursos naturais são finitos e há que se pensar em como melhor geri-los, para não esgotá-los. Foi essa a deixa de Acerbi para fechar sua palestra: “Adequação ambiental, apenas para o cumprimento da lei em vigor, exige investimento muito pequeno. Mas, se a empresa quer realmente fazer a diferença e sair na frente, é necessário buscar a sustentabilidade em todas as esferas do negócio e investir pesado para isso. O retorno é palpável, e rápido.”

Assista abaixo a entrevista exclusiva de Klaus Acerbi a ABTV:



Tags: Sustentabilidade, legislação, socioambiental, Delphi, Klaus Acerbi, Workshop Os Desafios da Legislação Automotiva 2014.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência