Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 12/09/2013 | 18h12

Salão de Frankfurt abre para negócios

Corredores lotados marcam o 1º dia oficial

GIOVANNA RIATO, AB | De Frankfurt, Alemanha



Depois de dois dias reservados para a imprensa, o Salão do Automóvel de Frankfurt abriu as portas para receber negócios, os chamados trade days, que acontecem na quinta e na sexta-feira, 12 e 13. Ao longo do dia os pavilhões tiveram os corredores lotados, com concessionários, frotistas e clientes em geral interessados em conferir os lançamentos de carros e as tecnologias e novidades nas áreas de autopeças e serviços. O público geral poderá visitar a mostra apenas a partir do sábado, 14. A exposição alemã deve atrair mais de 900 mil visitantes até o encerramento, no dia 22 de setembro.

Nos 11 pavilhões da exposição os lançamentos mais simples e acessíveis receberam quase tanta atenção quanto os carros-conceito, que indicam o caminho da evolução da indústria. Estandes que como o da romena Dacia, do Grupo Renault, reconhecida pelos preços baixos, mas não pelo conteúdo tecnológico, passaram grande parte do evento lotado de interessados e curiosos.

Enquanto no Brasil não existe salão de automóvel sem belas mulheres fazendo pose ao lado dos carros, na mostra alemã essas figuras sumiram depois dos dias de imprensa. A impressão é de que, inicialmente, elas estavam ali apenas para sustentar a tradição nas fotos que circularam na mídia. Nos dias de negócios e de visitação do público, elas são substituídas por garotas que, em trajes menos chamativos, ficam por perto dos veículos para dar informações sobre eles aos visitantes.

Além de conhecer as novidades nos estandes, as pessoas também puderam rodar em alguns dos modelos, em carros oferecidos pelas marcas para o transporte de um pavilhão para outro. O serviço foi bem aproveitado por quem queria conhecer os veículos e se proteger da tarde chuvosa em Frankfurt. A lista de automóveis disponíveis inclui o novo Volkswagen Golf e o elétrico e inovador BMW i3.

As áreas do salão dedicadas a sistemistas e fabricantes de autopeças também receberam boa visitação. O cliente, nesse caso, é a própria montadora. Diretores de engenharia e de compras vão ao evento conhecer as novidades de seus fornecedores.

O pavilhão dedicado às empresas chinesas foi exceção e não teve grande movimento. Por volta de uma centena de companhias instaladas em pequenos estandes, a área passou grande parte do dia com os corredores vazios. Os poucos interessados tinham de se empenhar na linguagem do corpo ou se contentar com catálogos, já que boa parte dos expositores não fala inglês, apenas mandarim. Ao que parece, nem mesmo a crise econômica que afeta a Europa abre espaço para que o preço chinês consiga competir com a tecnologia alemã.



Tags: Salão de Frankfurt, negócios, público.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência