Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Elétricos | 12/09/2013 | 18h48

Weg trabalha em novo motor de relutância variável

Equipamento está sendo testado como propulsor em um veículo da Land Rover

MARIO CURCIO, AB

No segundo dia do Congresso de Veículos Elétricos, que ocorreu em 11 e 12 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o gerente de projetos da Weg Automação, Walter Knihs, apontou caminhos para a evolução dos motores para veículos elétricos: “Os mais modernos são os de relutância variável. Já ocorre o desenvolvimento de sua aplicação em um Land Rover”, afirma Knihs.

Segundo o executivo, outros passos importantes são a redução ou eliminação das terras-raras por seu preço elevado, o aumento das rotações e a integração eletromecânica do powertrain, com consequente redução de peso e de preço. Novos materiais com alta eficiência e muito robustos serão empregados.

“Em 50 anos de evolução dos motores elétricos, de 1960 a 2010, houve 62% de redução de perdas. Sua eficiência atual está em 97%. É uma máquina que dura 25 anos facilmente e requer apenas a lubrificação dos mancais como manutenção.”

Os ultracapacitores também ganharão espaço, segundo o gerente de projetos da Weg, por sua densidade de potência, durabilidade (acima de dez anos) e eficiência na transferência de energia. As demandas tecnológicas e processos levarão ao uso de aço silicioso, semicondutores de silício ou germânio. “O grafeno também será explorado por ser resistente como aço e flexível como silício”, diz Knihs.

Paralelamente ao congresso, no 9º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, a Weg apresentou um novo gerador para ônibus híbrido, com a metade do volume do antecessor.



Tags: Weg, Congresso de Veículos Elétricos, Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Walter Kihs, Land Rover.

Comentários

  • Nilton de Almeida Galvão

    Sou professor na área técnica em eletrônica e eletrotécnica pelo Centro Paula Souza, procuro estar sempre atualizado com novas tecnologia. Quero parabenizar a WEG pelos avanços tecnológicos, pela preocupação com o futuro do nosso planeta, pois tenho a convicção que este é o caminho. Procuro, em minhas aulas, informar meus alunos que o veiculo elétrico é uma das grandes soluções para a redução da poluição. Procuro sempre material contendo informação sobre novas tecnologias, principalmente com relação a motores elétricos, que é uma das minhas disciplinas. Tenho orgulho de mencionar para meus alunos que a WEG é uma empresa brasileira. Mais uma vez, Parabens a WEG pelas iniciativas.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência