Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 13/09/2013 | 15h25

Motos: nem só crédito afeta lucro das revendas

Redução de preços e inflação nos últimos anos derrubaram rentabilidade das concessionárias

REDAÇÃO AB

Estudo publicado pela consultoria Autoanálise mostra que nem só a restrição ao crédito afeta os concessionários de motos. A redução dos preços dos produtos e a inflação dos últimos anos também levam embora a rentabilidade do setor. Um indicador para analisar o negócio das revendas é a evolução da receita anual real, ou seja, depois de descontado o efeito inflacionário. Para isso, a Autoanálise definiu 2009 como base de comparação de mercado, porque aquele foi o primeiro ano de vendas após a crise financeira global de 2008 e também anterior a um período de crescimento acentuado do crédito, que culminou, em 2011, no recorde de vendas do segmento.

A consultoria também utilizou a informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a evolução dos preços de motos e multiplicou pela quantidade de unidades emplacadas, a fim de calcular a receita com a venda de modelos zero-quilômetro. O comportamento das variáveis para o ano de 2013 foi estimado pela Autoanálise.

Veja na tabela abaixo que enquanto as vendas estimadas para 2013 serão 1,9% menores que em 2009, os preços deverão ficar 2,1% mais baixos, o que tende a gerar retração de 4,1% na receita. E como a inflação acumulada nos quatro anos será de 26,4%, a receita deflacionada pelo IPCA/IBGE* ficará menor em 24,1%, conforme se vê na coluna Receita/IPCA do quadro.

escrever

A Autoanálise adverte que esse é o nível de deterioração que desestabiliza o setor de motocicletas, que se estruturou acreditando numa contínua expansão do mercado. Dessa forma, fabricantes de motos e seus distribuidores precisam repensar seus modelos de negócios e adotar ações que recuperem a viabilidade das revendas.



Tags: Autoanálise, motos, receita anual, IBGE, IPCA.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência