Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 13/09/2013 | 13h52

Geely inaugura centro de pesquisa com a Volvo Cars

Unidade na Suécia desenvolverá plataforma modular do segmento C para ambas as marcas

REDAÇÃO AB

Nasce o primeiro projeto do Grupo Geely após tornar-se acionista majoritário da Volvo Cars: a holding inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento em Gotemburgo, na Suécia, na mesma cidade onde a Volvo mantém sua matriz, que será responsável pela criação de uma nova plataforma modular e de componentes que servirão para os futuros modelos do segmento C, respeitando as necessidades individuais de cada marca. A iniciativa permitirá o compartilhamento de conhecimento e tecnologia da Volvo dentro da Geely, além de promover a redução de custos de desenvolvimento, testes e produção.

“Nosso grupo tem metas ambiciosas para aumentar a competitividade de nossas marcas. A Geely vai continuar melhorando a qualidade dos produtos nos próximos anos e poderá aprender com a Volvo Cars. No entanto, o intercâmbio de conhecimento e tecnologia tem de ser feito sem comprometer a integridade da marca e o desenvolvimento individual de seus produtos”, afirmou o sócio majoritário e presidente do grupo, Li Shufu.

De acordo com o presidente, uma equipe internacional recebeu a tarefa de aprimorar a estratégia de plataformas modulares multimarcas para um novo nível. “Essa estratégia deve respeitar todos os requisitos que a Volvo necessita para crescer no segmento premium. Para a Geely, por sua vez, a estratégia deve atender às demandas do segmento de alto volume tanto na China, como em mercados selecionados, o que exige um novo nível de tecnologia”, ressaltou.

Em nota, a empresa informa que o local foi escolhido devido a grande capacidade automotiva estabelecida na região e que o centro deverá operar plenamente até o fim deste ano. O CEO do novo centro será Mats Fägerhag, atual vice-presidente de estratégia de produto na Volvo Cars, e contará com 200 novos funcionários.

“O design modular permite a produção de diferentes veículos, com uma única arquitetura, garantindo soluções sob medida para ambas as marcas. Isso será uma vitrine para a cooperação entre o mundo ocidental, com a fabricante de carros premium, e uma empresa automotiva chinesa global, privada e próspera”, comentou Fägerhag. Ele e sua equipe têm o apoio de altos executivos das administrações da Volvo Cars e Geely, como Carl-Peter Forster, ex-chairman da Opel e ex-presidente da Tata Motors e Jaguar Land Rover, hoje o principal conselheiro da Geely Holdings, cuja missão será garantir que o desenvolvimento da arquitetura modular e do conjunto de componentes atenderá às necessidades específicas das marcas para custos e níveis de atributos.

Por outro lado, a empresa informa que o desenvolvimento da plataforma da Volvo Cars para segmentos maiores (SPA) continuará no centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante sueca, que prevê o lançamento de seu primeiro modelo SPA em 2014.



Tags: Geely, Volvo Cars, pesquisa, desenvolvimento, plataforma modular.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência