Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 16/09/2013 | 16h27

BorgWarner fará turbos de geometria variável no Brasil

Produção começará em 2016 para suprir veículos pesados e também máquinas agrícolas

REDAÇÃO AB

A partir de 2016, a BorgWarner vai produzir no Brasil suas turbinas de geometria variável. Atualmente, esses itens são trazidos de sua unidade de Asheville, nos Estados Unidos, para aplicação nos caminhões Volkswagen Constellation, que utilizam o motor MWM-International NGD 9.3.

Também em 2016, a empresa deve dedicar a tecnologia de geometria variável ao segmento fora de estrada, fornecendo turbinas para fabricantes de veículos agrícolas. Esse setor representa 20% das aplicações dos produtos BorgWarner no mercado nacional. Os outros 80% são utilizados em comerciais pesados a diesel (caminhões e ônibus) e utilitários leves (vans e picapes).

Os turbos com geometria variável levam esse nome pela capacidade de alteração do ângulo das palhetas da turbina, proporcionando sobrealimentação eficiente em baixa e alta rotações. Segundo a BorgWarner, o produto será desenvolvido por transferência de tecnologia entre os engenheiros brasileiros e americanos da BorgWarner.

“Nossa meta é crescer no segmento agrícola, tanto que vamos investir pesado na produção deste turbo, trazendo maquinário especial dos Estados Unidos para nossa fábrica em Itatiba (SP). Vamos fazer uma série de ajustes para que a tecnologia de geometria variável atenda as necessidades brasileiras”, diz o diretor de engenharia e vendas, Lauro Takabatake.



Tags: BorgWarner, turbo, geometria variável, Volkswagen Constellation, MWM-International, Lauro Takabatake.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência