Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Leves | 17/09/2013 | 15h05

Estudo aponta insatisfação com carros chineses

Levantamento local também considerou modelos brasileiros e trazidos de outros mercados

REDAÇÃO AB

O estudo Vehicle Ownership Satisfaction Study (Voss Brasil 2013), que indica o nível de satisfação dos compradores de veículos, revelou que os consumidores brasileiros estão menos satisfeitos com os veículos chineses que com modelos fabricados no próprio Brasil e também na Argentina, Coreia do Sul e México. A conclusão vem do trabalho realizado pela J.D Power.

A pontuação é atribuída pela unidade de medida Problemas por 100 Veículos, chamada PP100. Os carros chineses adquiridos no mercado local obtiveram PP100 de 389, ou seja, 3,89 problemas por veículo. Os carros montados no País tiveram PP100 de 356, os argentinos, 333, os sul-coreanos, 314 e os mexicanos, 310.

Segundo a J.D. Power, a percepção de qualidade mais baixa torna-se uma preocupação maior para as montadoras quando se considera o impacto negativo que isso tem na intenção de compra futura, que cai à medida que os problemas reportados crescem.

Dos consumidores pesquisados que tiveram três ou mais problemas, somente 21% comprariam outro carro da mesma marca. Essa intenção se eleva para 39% entre os compradores que não relataram nenhum defeito.

SATISFAÇÃO NO BRASIL E EM OUTROS MERCADOS

Segundo a J.D. Power, a média obtida no mercado brasileiro é 352 (3,52 defeitos por veículo). Essa marca é significantemente mais alta que a de mercados como Canadá (230), Alemanha (230) e Reino Unido (204). A consultoria recorda que, quando se compara o PP100 entre mercados globais, é importante considerar o máximo de fatores possíveis, incluindo os tipos de veículo utilizados em cada país, uma vez que alguns analistas da indústria podem argumentar que a qualidade é mais baixa no Brasil porque, em média, as pessoas possuem veículos menores e mais baratos.

Com o objetivo de testar essa hipótese, 29 modelos com o mesmo nome foram identificados entre os estudos Voss da Alemanha e do Brasil. Na média, os modelos do grupo brasileiro tiveram PP100 de 335, índice 49,5% mais alto que o do grupo alemão, igual a 224.

Estudo



Tags: J.D. Power, carros, veículos, Argentina, Coreia do Sul, México, Brasil, PP100, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Voss.

Comentários

  • Reginaldo Colicchio

    Não sei como a pesquisa é feita, porem cabe a pergunta: O fato das nossas concessionárias autorizadas não resolverem os problemas na primeira reclamação pode afetar o indice? Se sim, certamente a comparação com outros países deveria ser re-avaliada considerando esse quesito. Grato

  • GIAN

    Considerando a pequena diferença Brasil X China .. continuaria comprando dos Chineses !!!! O brasileiro é "estuprado" a anos pelos altos juros imbutidos nos carros nacionais, e se isso não tiver impacto continuaremos a merce dessas empresas ... que venham os chineses, coreanos, japoneses e que a concorrênicia derrube isso !!!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência