Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Eventos | 17/09/2013 | 19h25

Expo Center Norte abre as portas para os VUCs

Destaque da feira são os baús intercambiáveis fabricados por Truckvan e Grupo VIC

MARIO CURCIO, AB

Ocorre até quinta-feira, 19, no pavilhão branco do Expo Center Norte a primeira VUC Expo, evento dedicado aos Veículos Urbanos de Carga simultâneo à 28ª Feira Internacional de Intralogística (Movimat). Dois fabricantes de implementos se destacam por lançamentos de baús removíveis como pequenos contêineres. A Truckvan, mostra seu Versa Box e o Grupo VIC, o Stop and Go.

Ambos se apoiam sobre uma base fixada ao chassi do veículo. “O caminhão não precisa ficar parado para carga e descarga. É preciso apenas a empilhadeira”, afirma o gerente comercial da Truckvan, Luiz Carlos Cunha Júnior.

A demanda por baús removíveis surgiu dentro das empresas de logística, pelo tempo ganho na substituição da carga sobre os VUCs e também pela distribuição de produtos que chegam de um lugar distante dos centros urbanos: “Uma carreta pode transportar vários destes Versa Box. Num centro de distribuição eles serão transferidos para os VUCs, que fazem a entrega final”, diz Cunha. O preço do furgão não foi divulgado.

VIC
Truckvan levou seu furgão Versa Box, que pode ser removido do chassi com uma empilhadeira (foto: Mário Curcio)

Já o produto do Grupo VIC, Stop and Go, dispensa a empilhadeira por ter quatro pés hidráulicos, “com sistema de autonivelamento capaz de impedir que o baú tombe”, afirma o gerente comercial, Rilton Miranda. “O preço está em torno de R$ 40 mil”, diz.

“Além do ganho de tempo na troca de um baú pelo outro, o sistema também evita o manuseio desnecessário da carga”, recorda Miranda. O acionamento elétrico pode ser alimentado em 110, 220 volts ou por energia fornecida pelo próprio veículo. A empresa estima vender 40 a 50 unidades mensais do Stop and Go, que também será produzido em versões de grande porte, para carretas.

VIC
Stop and Go do Grupo VIC utiliza pés hidráulicos com sistema de autonivelamento. O equipamento é acionado por energia elétrica fornecida pela rede convencional ou pelo próprio caminhão

A Kia Motors levou três opções de carroceria montadas sobre seu pequeno Bongo: de aço, madeira e para manutenção de rede elétrica. A cabine sobre chassi tem preço sugerido de R$ 66,9 mil, capacidade de carga de 1.812 quilos e utiliza um motor 2.5 turbodiesel com 130,5 cv de potência. De janeiro a agosto deste ano, o veículo teve 2.676 unidades emplacadas. Até o fim do ano serão cerca de 4 mil unidades.

Entre os expositores também estão a Carrocerias Real, a Flash, que fornece kits para siders, a concessionária Mercedes-Benz Divena (mostrando opções para a linha Sprinter) e a fabricante de bancos Astra.

A VUC Expo fica aberta aos visitantes das 14 às 20 horas. A organização espera 8 mil visitantes para o evento.



Tags: VUC Expo, Expo Center Norte, Truckvan, Versa Box, Movimat, Luiz Carlos Cunha Júnior, Stop and Go, Grupo VIC, Kia, Bongo, Flash, sider.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência