Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Conjuntura | 17/09/2013 | 20h29

Mantega convoca Anfavea e Fenabrave

Luiz Moan e Alarico Assumpção foram a Brasília "tratar de conjunturas" com ministro da Fazenda

SUELI REIS, AB

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu por quase duas horas com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea), Luiz Moan, e com o presidente executivo da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Alarico Assumpção, no fim da tarde de terça-feira, 17. Convocada pelo próprio ministro, a reunião tratou de assuntos de “conjuntura”, conforme informou a assessoria do Ministério a Automotive Business após o fim de encontro, sem mencionar quaisquer outras informações ou teor da conversa.

Havia a expectativa de discussão sobre o fim da redução do IPI para veículos, previsto para 31 de dezembro. Durante o ano passado, para manter e sustentar as vendas do setor, Mantega prorrogou por três vezes o fim do imposto menor.

Por meio de sua assessoria, Moan informou que não houve novidades tratadas na reunião e reafirmou ter discutido conjuntura industrial e econômica com o ministro. Ao fim do encontro, questionado por jornalistas que o esperavam no Ministério da Fazenda, o executivo repetiu o discurso que fez na última coletiva organizada pela entidade, sobre as novas projeções de produção e vendas, dando destaque para a expectativa de aumento de 5,3% no último quadrimestre do ano (setembro-dezembro) contra iguais meses do ano passado, para algo como 1,37 milhão de unidades vendidas (leia aqui).

Apesar do otimismo com as vendas na reta final do ano, a entidade revisou para baixo as projeções de mercado doméstico para 2013, estimando incremento de 1% a 2%, contra previsão de 4,5% que manteve até julho, números que deve ter apresentado a Mantega.

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Fenabrave – que não conseguiu contato com o presidente-executivo da entidade após o fim da reunião – disse que encontros com o ministro para atualizar dados do setor são comuns.

O encontro com o ministro e os representantes da indústria e do mercado automotivo acontece após uma nova queda nas vendas de automóveis e comerciais leves anotadas na primeira quinzena de setembro. De acordo com informações da Agência Estado, foram emplacadas 136,1 mil unidades, recuo de 3,27% sobre a primeira metade de agosto, quando haviam sido negociadas 140,7 mil unidades.



Tags: Anfavea, Fenabrave, Luiz Moan, Alarico Assumpção, Guido Mantega, Fazenda, vendas, veículos, IPI.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência