Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 20/09/2013 | 15h46

Honeywell testa novos turbos R-Flow no Brasil

Tecnologia é avaliada em futuro motor de automóvel nacional para atender Inovar-Auto

REDAÇÃO AB

Fabricante dos turbos Garrett, a Honeywell já testa em um motor a ser lançado no Brasil a tecnologia R-Flow, um recurso desenvolvido para redução de consumo, emissão de gás carbônico e aumento de desempenho em motores a gasolina, a etanol e flexíveis. As avaliações vêm sendo feitas no centro de pesquisa da empresa em Brno, na República Tcheca, para atender o programa brasileiro Inovar-Auto.

De acordo com o engenheiro Paolo Di Martino, do centro de pesquisas tcheco, a tecnologia R-Flow foi idealizada para um controle mais preciso da pressão de sobrealimentação do motor, garantindo eficiência energética em baixas e altas rotações e ganho de torque e potência.

Di Martino afirma que o R-Flow é formado por dois discos montados próximos à flange da saída dos gases da carcaça da turbina. O sistema funciona como um turbo de geometria variável, com eficiência em qualquer regime de rotação do motor.

O primeiro disco movimenta-se de forma rotacional. O outro é fixo. Os dois têm orifícios axiais, dispostos ao redor do rotor da turbina e, de acordo com a posição dos discos, controlam a pressão de sobrealimentação. Em baixas rotações, quando as furações do rotor e do estator não coincidem, o sistema propicia ganho de torque por causa da melhor vedação dos gases. Por ser mais eficiente que uma válvula waste-gate tradicional, em altos regimes possibilita aumento de potência ao motor.

Em complemento à explicação de Di Martino, o gerente de negócios da Honeywell Turbo Technologies no Brasil, Christian Streck, diz: “Como o mercado brasileiro é sensível a aumento de custos, a tecnologia R-Flow representa uma boa solução porque tem preço competitivo (...) Deve chegar ao mercado em 2016.”



Tags: Honeywell, Garrett, Brno, república Tcheca, Paolo Di Martino, R-Flow, waste-gate.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência