Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 26/09/2013 | 18h42

Nissan emplaca 1º carro autônomo no Japão

Um Leaf recebeu placas para iniciar testes em estradas japonesas

REDAÇÃO AB

Foi emplacado no Japão o primeiro carro com direção autônoma autorizado para rodar pelas ruas e estradas do país, em um programa de testes iniciado a partir de agora. Um elétrico Nissan Leaf equipado com diversos sistemas eletrônicos de assistência ao motorista recebeu na quinta-feira, 26, o par de placas 2020, uma alusão ao ano em que a montadora planeja estar pronta para produzir e vender veículos autônomos, capazes de dirigir sem a interferência humana.

O programa de testes no Japão, segundo a Nissan, deverá acelerar o desenvolvimento das tecnologias necessárias para transformar em realidade comercialmente viável o carro autoguiado. O protótipo do Leaf que começa a rodar já tem diversas dessas tecnologias, mas o motorista pode assumir o controle a qualquer tempo, sempre que for necessário.

“Esta é uma placa ordinária para um veículo extraordinário”, disse o presidente da Nissan, Carlos Ghosn, na cerimônia de emplacamento do protótipo. “Há um mês revelamos nossa meta de tornar o carro autônomo viável até 2020. Os testes de campo dessas novas tecnologias são críticos para manter nossa posição de liderança nesse segmento, por isso agradecemos ao governo do Japão por esse apoio”, completou. Também está sendo construído no campo de provas da Nissan em Oppama um setor dedicado ao desenvolvimento da direção autônoma.

O Leaf autônomo é equipado com sensores e câmeras que alimentam com informações diversos sistemas autônomos de assistência ao motorista. De forma automática, o carro é capaz de se manter na faixa de rodagem em aceleração constante sem que seja necessário manejar o volante, também freia e acelera para acompanhar o fluxo do trânsito, para nos semáforos vermelhos, muda de faixa quando necessário, ultrapassa veículos mais lentos ou parados e pode ser programado para tomar acessos de saída das estradas.

A Nissan coloca seu projeto de direção autônoma como forma de tentar desenvolver carros a prova de acidentes, capazes de detectar perigos e atuar automaticamente para anular riscos. Segundo a montadora, os sistemas agora concentrados no protótipo do Leaf são uma extensão do Nissan Safety Shiel (escudo de segurança), recentemente adotado pela marca em seus novos modelos, como o recém-lançado Note.



Tags: Nissan, Leaf, direção autônoma, desenvolvimento, engenharia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência