Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 14/10/2013 | 19h25

Vendas andam de lado em outubro

Emplacamentos devem acelerar com promoções

PEDRO KUTNEY, AB

As duas primeiras semanas de outubro confirmaram a tendência de queda vendas nas vendas de veículos leves este ano, em comparação com 2012. Nos 10 dias úteis do mês foram emplacados 136,1 mil automóveis e comercais leves novos, com média diária de 13,6 mil, segundo dados do Renavam compilados pela consultoria Carcon Automotive. O número de licenciamentos é apenas 0,6% superior ao volume no mesmo período de setembro passado e praticamente idêntico ao observado nos mesmos dias de outubro de 2012.

“Agora os emplacamentos tendem a subir até chegar a um pico nos últimos dias do mês. Por exemplo, setembro teve a média de 13,6 mil licenciamentos por dia até meados do mês, porém a média subiu para 14 mil ao fim de 21 dias úteis”, explica Julian Semple, consultor da Carcon Automotive.

A tendência é que outubro feche com alta mais significativa das vendas, pois tem 23 dias úteis, dois a mais do que setembro passado. Com a esperada aceleração dos emplacamentos – o que é provável com as diversas promoções que as montadoras então praticando –, o mês pode terminar com cerca de 322 mil veículos leves emplacados se a média subir para 14 mil/dia, em crescimento de 9,3% sobre setembro. Contudo, a tendência permanece de queda, de 1,5%, na comparação com os 326,9 mil vendidos em outubro de 2012.

Caso o resultado de outubro se confirme, até o fim deste mês o mercado brasileiro deve chegar perto da marca de 3 milhões de veículos leves, com pouco mais de 2,9 milhões de emplacamentos de automóveis e comerciais leves no acumulado do ano. Ou seja, número muito próximo ao dos primeiros 10 meses de 2012, confirmando a desaceleração do mercado este ano, como vem acontecendo desde junho.

“É esperada uma recuperação nas vendas em novembro e dezembro próximos por conta da provável não prorrogação do IPI reduzido, fechando o ano com alta em torno de 1%. Também vemos aumento dos feirões e promoções, como a Chevrolet promoveu no fim de semana oferecendo financiamento com taxa zero a toda linha”, avalia Semple.



Tags: Vendas, emplacamentos, desempenho, licenciamentos, Renavam, Carcon Automotive.

Comentários

  • Antonio Taveira Nunes

    Dou os meus Parabens pela excelente selecção de informações da Automotive Business. Embora pertencendo ao mercado Português sigo com muita atenção sobre tido que se passa no mercado Brasileiro. Dou o meu voto para que a VW Kombi se mantenha por muitos e longos anos, tratando-se de uma viatura que deu imenso nome a esta marca consagrada no Brasil e no mundo inteiro. Melhores cumprimentos. A. Taveira Nunes

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência