Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 17/10/2013 | 11h53

Magneti Marelli mostra autopeças da Strada 2014

Sistemista do grupo Fiat levou itens de cinco fábricas locais ao lançamento da picape

MÁRIO CURCIO, AB | De Comandatuba (BA)

Durante a apresentação da Strada 2014, a fabricante de autopeças Magneti Marelli, pertencente ao grupo Fiat, usou um pequeno estande para mostrar os componentes que produz para a picape. Entre eles está o sistema automatizado para troca de marchas Free Choice do câmbio Dualogic Plus, opcional para a versão Adventure.

“Estamos mostrando aqui itens produzidos em cinco unidades do Brasil”, afirma o gerente de projetos da Magneti Marelli, Valdir Pedroso. “Em Hortolândia (SP) fica nossa unidade para powertrain, onde são feitos itens eletrônicos e de controle do motor. É de lá que sai também o Free Choice”, diz Pedroso.

“Nessa unidade também há um centro de pesquisa e desenvolvimento com câmara fria e laboratório de emissões homologado pela Cetesb. A Honda faz o controle de sua produção lá”, afirma o executivo. Outras fabricantes como Citroën, Peugeot e Mitsubishi também utilizam as instalações.

“Na unidade de Amparo (SP) são produzidos os sistemas de exaustão, como a peça que integra coletor e catalisador”, diz. O conjunto intermediário e o silencioso traseiro da picape também são fabricados lá. Vale dizer que a colmeia do conversor catalítico é apenas montada no local. Em Mauá (SP) são fabricados os amortecedores. Da unidade de Contagem (MG) saem os sistemas de iluminação e de Itaúna (MG), os plásticos e módulos mecânicos. Lá é feito, por exemplo, o conjunto de pedais.

A Magneti Marelli fornece ainda para a picape o sistema flex, o quadro de instrumentos das versões Adventure e Trekking, computador de bordo, coletor de admissão, corpo de borboleta, bicos injetores, sistema de abastecimento, cobertura superior do volante e dutos de ar laterais. No Brasil, a Magneti Marelli fornece itens também para outras grandes fabricantes como Volkswagen, General Motors e Ford. A Mitsubishi também é uma das clientes dessa sistemista, que em 2012 faturou R$ 2,741 bilhões.

Itens
Magneti Marelli tem diversas unidades no Brasil. Em sentido horário, a partir do alto, à esquerda: sistema automatizado Free Choice, que equipa os câmbios Dualogic Plus, é produzido em Hortolândia (SP); coletor de escape com catalisador integrado é feito em Amparo (SP); sistemas de iluminação saem da unidade de Contagem (MG); pedaleira é um dos itens de Itaúna (MG)



Tags: Magneti Marelli, Fiat, Strada 2014, Adventure, Free Choice, Dualogic Plus, Valdir Pedroso.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência