Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 23/10/2013 | 16h50

Peugeot 2008 e Mercedes CLA ganham nota máxima no Euro NCAP

Modelos estarão disponíveis no Brasil

REDAÇÃO AB

O Euro NCAP divulgou na quarta-feira, 23, resultados de mais uma bateria de testes com quatro modelos: Peugeot 2008, Jeep Cherokee, Mercedes-Benz CLA e Suzuki SX4. Todos ganharam cinco estrelas, a nota máxima na avaliação. O crossover da Peugeot será produzido no Brasil a partir de 2015. O Mercedes-Benz será inicialmente importado, mas tem chances de ser fabricado na futura planta da marca em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

PEUGEOT 2008

O Peugeot 2008 compartilha a mesma plataforma do 208. O Euro NCAP decidiu, portanto, aproveitar dados que tinham sido apurados no ano passado com o 208 e que servem para os dois modelos. Com as áreas estruturais que apresentam diferenças significativas, foram feitas novas avaliações específicas para o 2008.

No quesito de proteção aos ocupantes adultos, o 2008 obteve 88% de aprovação. O habitáculo do veículo manteve-se estável após o impacto frontal. Os joelhos e pernas dos bonecos permaneceram protegidos. Durante impacto lateral, a proteção do tórax do boneco foi adequada, bem como de outras regiões do seu corpo. O carro ganhou pontos pelo bom apoio oferecido ao pescoço dos passageiros adultos.

A nota para a segurança das crianças transportadas foi menor: 77%. Foi possível instalar a cadeirinha em posição contrária ao movimento do veículo no banco do passageiro. O sistema de airbag pode, inclusive, ser desativado. No entanto, as informações fornecidas sobre o status do airbag não são claras.

Em colisão com pedestres, o capô do crossover da Peugeot apresentou deformação adequada. Os vidros e os para-brisas, contudo, foram mais impactados. Neste quesito, o carro conseguiu 72% de aprovação.

Por ter de série controle eletrônico de estabilidade, lembrete do uso do cinto de segurança e limitador se velocidade, o pacote de sistemas de segurança do modelo foi avaliado com boa nota: 70%.

MERCEDES-BENZ CLA

O Mercedes-Benz CLA ganhou notas melhores: 91% em relação à proteção dos adultos, 75% quanto à segurança das crianças, 74% no quesito de proteção ao pedestre e 81% de aprovação dos sistemas de segurança. O sedã é equipado com controle eletrônico de estabilidade, sistema que alerta para o uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros e traseiros, além de limitador de velocidade.

Após o crash test frontal, o habitáculo do Mercedes-Benz CLA manteve-se estável. Os joelhos e as pernas de bonecos adultos permaneceram protegidos. O veículo conseguiu ainda nota máxima durante impacto lateral, com boa proteção para todas as partes dos corpos dos dummies (bonecos com sensores).

O carro da Mercedes deixou a desejar, porém, com o sistema que desativa automaticamente o airbag para o transporte da cadeirinha infantil no banco da frente. Ele não é oferecido de série, mas apenas como opcional.

Nos testes com pedestres, o sedã teve ótimo desempenho. Sensores detectaram a colisão e imediatamente fizeram com que o capô do carro fosse levantado, de forma que cabeça, pernas e pélvis dos bonecos fossem preservadas.

JEEP CHEROKEE

A nova geração do Jeep Cherokee oferece maior proteção aos ocupantes adultos, quesito em que obteve 92% de aprovação. O carro se saiu muito bem durante crash test lateral. Todas as áreas dos bonecos foram preservadas. Os encostos para as cabeças dos passageiros ajudaram a evitar lesões na região da cervical dos bonecos.

O Jeep também dispõe de boa segurança para as crianças, com 79% de aprovação, e para pedestres, com 67%. O veículo leva de série controle eletrônico de estabilidade e sistema que alerta para o uso do cinto de segurança.

SUZUKI SX4

O modelo da Suzuki teve 92% de aprovação em relação à proteção dos adultos, 80% quanto à segurança das crianças, 72% no quesito de proteção ao pedestre e 81% de aprovação dos sistemas de segurança. É equipado de série com controle eletrônico de estabilidade, lembrete para o uso de cintos de segurança, além de limitador de velocidade.

Confira vídeo do crash test do Mercedes-Benz CLA. O Euro NCAP ainda não disponibiliza imagens dos testes com o Peugeot 2008.



Tags: Euro NCAP, crash test, Jeep Cherokee, Peugeot, 2008, Mercedes-Benz, CLA, Suzuki, SX4.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência