Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 27/10/2013 | 16h42

Caoa Hyundai procura novo motor para o HD 78

Enquanto isso não ocorre, fabricante leva à Fenatran protótipo 4x4 de seu caminhão

MÁRIO CURCIO, AB

Para a 19ª Fenatran, Salão Internacional do Transporte que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro no Anhembi, a única novidade mostrada pela Caoa Hyundai foi o protótipo 4x4 de seu caminhão HD78. Apesar da possibilidade de produção local dessa versão, ela ainda não tem motorização definida.

O mesmo problema ocorre com o modelo convencional do HD78. O caminhão com peso bruto total (PBT) de 7,8 toneladas está fora de produção desde o fim de 2011 na planta de Anápolis (GO) pela falta de um motor Euro 5. Nenhuma unidade foi fabricada em 2012, nem em 2013. A rede ainda vende unidades que sobraram com motor Euro 3. Por causa disso, de janeiro a setembro deste ano foram emplacadas apenas 241 unidades.

“Estamos negociando (o futuro motor) com fabricantes locais. O novo modelo estará pronto no segundo semestre de 2014”, afirma o diretor de pós-venda da Caoa Hyundai, Luiz Sérgio Cazzonatto. Até três fabricantes nacionais estariam em negociação para o fornecimento do propulsor. “Ele terá entre 160 e 170 cv de potência e torque entre 40 e 45 kgf.m de torque. O câmbio permanecerá Hyundai com cinco marchas”, garante Cazzonatto.

CAMINHÃO FORA DE ESTRADA

O futuro HD 78 4x4, além da tração integral, terá caixa de redução e grande altura livre do solo, de 48,5 centímetros. A versão exposta na Fenatran é uma unidade médica móvel, capaz de chegar a lugares de acesso difícil pela aptidão fora de estrada.

A Caoa Hyundai também levou à feira diferentes propostas de utilização do minicaminhão HR, cuja produção ocorre regularmente na fábrica goiana. Bem aceito como Veículo Urbano de Carga (VUC), ele teve 5.201 unidades emplacadas de janeiro a setembro deste ano. Seu motor atual Euro 5 produz 130 cv.

Assista à entrevista exclusiva com Luiz Sérgio Cazzonatto, diretor de pós-vendas da Caoa Hyundai:



Tags: Fenatran, Hyundai, HD 78, HR, Anápolis, Proconve P7, Euro 3, Euro 5.

Comentários

  • feliciano JR

    Sem dúvida nenhuma, o melhor profissional do segmento de veículos !!!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência